Respostas
O movimento artístico, cultural e literário Barroco teve início no final do Renascimento, no contexto da Contra-reforma Católica.
Durante a Contra-reforma, a Igreja Católica buscava recuperar o seu poder, abalado pela Reforma Protestante, por meio de algumas ações como o Concílio de Trento, a criação da Companhia de Jesus e a Inquisição religiosa.
O Barroco foi um movimento cultural que, em oposição ao Classicismo, buscou valorizar a tradição Cristã.
Uma das características principais do Barroco é o uso de figuras de linguagem que enfatizassem a dualidade Barroca, o conflito entre a fé e a razão, o contraste entre o céu e a Terra.
A linguagem Barroca apresenta uma tendência ao cultismo que representa o uso de uma linguagem mais elaborada, uma preocupação formal, o uso do jogo de palavras.
O Barroco também apresentou uma tendência ao conceptismo onde os conceitos e as ideias eram mais valorizados. Nessa tendência, a dualidade do homem era representada pelo jogo de ideias.
Explicação:
O Barroco é um movimento artístico que ainda possuía alguns vínculos com a cultura clássica, mas que buscavam caminhos próprios, condizentes com como necessidade de expressão daquele momento. Predominante no séc. XVII, destaque-se por dualidades, conflitos entre a fé e a razão, o espiritual e o carnal. O Homem barroco vai se ver em cima do muro, sem saber o que seguir, consequentemente, haverá a consciência de efemeridade, "O tempo passa rápido, será que é certo dedicar a minha vida em terra para seguir o que é sagrado ou devo aproveitar ao máximo o que a terra há de me oferecer? " (por esse motivo surge o 'Carpe Diem "que significa aproveitamento do dia, em especial o de hoje), haverá também a sensação de morbidez, gosto por raciocínios complexos, intricados, desenvolvimento de parábolas e narrativas bíblicas. Duas tendencias de estilo de produção. literária se manifestaram no Barroco, são elas: Cultismo (adaptado pelo jogo de palavras) e Conceptismo (ativado pelo jogo de ideias).