• Matéria: História
  • Autor: liliniasantenexana
  • Perguntado 8 anos atrás

como o historiador boris fausto interpreta a implantacao de uma ditadura militar em marco de 1964

Respostas

respondido por: Rachazy
38
O historiador em momento algum nega a existência da ditadura durante o regime militar, entretanto põe em questoes que esse momento da história br teve, msm de forma esparsa, centelhas de democracia. "Esse regime não foi uma ditadura pessoal. poderíamos compara-lo a um condominio em que um dos chefes militares era escolhido para governar o pais com prazo definido.  A sucessão presidencial se realizava de fato no interior da corporação militar. Na ia, de acordo com a legislação, era o congresso que elegia o presidente da República, indicado pela Arena. Mas o Congresso, descontados os votos da oposição, apenas sacramentava a ordem vinda de cima."
respondido por: makmorales
4

O historiador Bóris Fausto interpreta a implantação de uma Ditadura Militar em Março de 1964 não como uma Ditadura e sim como um Regime, que não foi totalitário, porém fortemente autoritário, o que é diferente.

Em regimes totalitários há assassinatos em massa, tal como ocorrera em Cuba, na União Soviética, na China, entre outros. Bóris Fausto aponta que no Regime Militar brasileiro houve sim perseguição política e censura, porém que o Golpe foi Civil-militar.

Houve aclamação popular em função da suposta ameaçam que João Goulart representava. Os militares assumiram o poder em Março de 1964 com a promessa de que impediriam o socialismo no país e que entregariam em breve o país para novas eleições, porém, permaneceram no poder por 21 anos.

Para mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/19606863

Anexos:
Perguntas similares