• Matéria: Geografia
  • Autor: iHilu
  • Perguntado 8 anos atrás

o que é uma megalopole?

Respostas

respondido por: iYuh
5
Hii 

é a conurbação de varias metróles formando,uma extensa e gigantesca área
urbanizada


iHilu: obrigado .
iYuh: de nada
respondido por: claudiomaisesti
1

Uma megalópole é uma extensa região urbana pluripolarizada por diferentesmetrópoles conurbadas, ou em processo de conurbação. Correspondem às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade. São encontradas em regiões de intenso desenvolvimento urbano, e nelas as áreas rurais estão praticamente (senão totalmente) ausentes. O conjunto da megalópole apresenta uma forte integração econômica e intensos fluxos depessoas e mercadorias. Meios de transporte rápidos  trens expressos,autopistas e pontes aéreas  sustentam esses fluxos.

A megalópole representa, ao mesmo tempo, concentração e dispersão.Concentração, pois a imensa zona urbanizada forma um mercado consumidor de grandes dimensões, atraindo atividades econômicas diversificadas e de alta capitalização; Dispersão, visto que o espaço da megalópole, irrigado por meios de transportes e comunicação, oferece alternativas de localização para áreas residenciais e industriais fora dos congestionamentos e problemáticosnúcleos metropolitanos. A megalópole não é apenas uma aglomeração de metrópoles, mas também uma coleção de subúrbio






O termo foi idealizado nos primeiros anos do século XX pelo escocês Patrick Geddes — considerado o pai doplanejamento regional — ao perceber o fabuloso ajuntamento urbano que cobria parte do nordeste estadunidense (Bos-Wash).

Geddes afirmou que as megalópoles têm um caráter "apocalíptico" e degenerativo deste desenvolvimento. Essas afirmações geraram certa polêmica e iniciou-se uma discussão pioneira quanto às aglomerações urbanas; especulou-se que as metrópoles, as megalópoles (as cidades, enfim) estariam fadadas à destruição, tornando-se necrópoles (cidadesmortas).

A visão determinística e apocalítica deste gigantescos complexos urbanos terminaria consolidando-se em parte doimaginário popular. No entanto, com o forte movimento de "metropolização" ocorrido, nas cidades europeias e dos Estados Unidos, a partir da década de 1950, essa idéia enfraqueceu-se.

Contudo, nas últimas décadas do século passado até os dias atuais, as grandes metrópoles e também as megalópoles tornaram-se sinônimo de caos, estresse e violência, ainda que tenham adquirido contornos de modernidade e aspectocosmopolita.

Atualmente, para uma interpretação sábia destes novos conceitos surgidos na área do urbanismo mundial, é necessária uma profunda análise de três fenômenos que se têm intensificado a partir da década de 1970: o Neoliberalismo, a Reestruturação Produtiva e a Globalização.

Perguntas similares