• Matéria: História
  • Autor: marluzefzanella
  • Perguntado 9 anos atrás

O fim do tráfico de escravizados acarretou a diminuição da mão de obra nas fazendas de café. Dessa maneira, as elites brasileiras incrementaram o incentivo à vinda de imigrantes para o país, com vistas a suprir as necessidades de mão de obra, principalmente na lavoura. Como foi estruturada a vinda e a permanência das primeiras famílias europeias para o Brasil?

Respostas

respondido por: joaovitinhodutr1
2
Cada família recebia um determinado número de pés de café, pelo qual se tornava responsável, e o lucro era utilizado para pagar as despesas adquiridas pela família com o fazendeiro.

respondido por: heloisagoncalves745
0

A vinda e a permanência das primeiras famílias europeias no Brasil era estruturada em acordos que estipulavam dívidas na compra de passagens, e que os arrendava partes de terras com plantio de cafezais para que trabalhassem.

Vinda dos europeus para o Brasil - Ciclo do Café

Os europeus que migravam para o Brasil eram deslocados sobretudo para o Oeste paulista e para o Sul do país, especialmente devido ao clima mais ameno nesses locai que seriam propícios a eles.

No entanto, a vinda deles tão somente preenchia vagas, pois é sabido que mesmo recebendo salários as formas de tratamento permaneciam similares, como os escravos eram tratados, por isso, muitos brasileiros não desejavam trabalhar em suas vagas.

Mais sobre a vinda dos imigrantes europeus para o Brasil: https://brainly.com.br/tarefa/39180710

Anexos:
Perguntas similares