• Matéria: ENEM
  • Autor: mariaalves3000
  • Perguntado 8 anos atrás

Quero saber como fazer uma boa redação.

Respostas

respondido por: JuniorBarbosa11
0
Se vc souber o tema e semprebom pesquisar se aprofundar nele para chegar sabendo bem do que vai escrever.
Dar uma revisada nas regras da pontuação pq e extremamente importante saber escrever bem,dê uma olhada na sua gramatica e se possível faça um rascunho sobre oq vai escrever.
DICA:PORQUE junto é resposta.
POR QUE separado é pergunta.
respondido por: SabrinaGms
0
A redação do enem exige algumas normas que devem ser cumpridas, levando o candidato à aprovação. As técnicas dissertativas contribuem para que os textos fiquem bons e garanta uma nota positiva ao candidato: São elas: 20 à 25 linhas; 03 ou 04 parágrafos; Zelar pela pontuação ; Zelar pela acentuação; Verificar a ortografia. O formato do texto também conta para que a nota seja elevada: 5 à 8 lindas por parágrafo; 20 a 25 linhas ; Título nem curto nem longo , se puder encaixar uma pergunta no título ajuda ainda mais pois dá curiosidade a quem vai corrigir, ou seja, a bancada... ( nunca coloque reticências em uma redação do enem, é errado mas só no enem ) Tente organizar suas idéias em uma folha de rascunho colocando a VISÃO GERAL do assunto no primeiro parágrafo, AS CAUSAS no segundo parágrafo,AS CONSEQUENCIAS no terceiro e a SOLUÇÃO no quarto e último parágrafo prestando atenção para não passar de 25 linhas. Erros mais comuns; Repetição lexical, informações óbvias, localização de ideias. Erro grave: Usar o pronome EU , incluir-se e é essencial que o título eleve o conhecimento que deixe curiosidade.
FORMAS DE INICIAR UMA Redação!
Umas das dificuldades que os candidatos apresentam na prova do enem é iniciar de forma correta o texto, existe 5 alternativas para começar o texto: Histórica, Jornalistica, Subjetiva, Estatística e Filosófica
Forma Subjetiva

É aquela em que o candidato começa de forma pessoal. Neste caso, a redação será feita com as informações vindas da cabeça do candidato. Apesar de ser comum, pode não ser a melhor. Exemplo:

A importância do voto

Nosso direito conquistado à anos,um direito de todos os brasileiros, escolher quem vai governar o país, o estado e cada região do Brasil. Mas muitas pessoas não fazem questão de votar , não pesquisam antes de votar e até mesmo vendem seu voto.

Jornalística: Quando o candidato inicia o texto jornalisticamente é porque ele faz uso de dados presentes nos meios de comunicação. Esses veículos contribuem para provar aquilo que o candidato escolheu. Exemplo:

A importância do voto

Segundo o diário de Pernambuco metade dos eleitores que elegeram o prefeito Geraldo Júlio apostaram nas propostas do guia eleitoral. Já para as emissoras CBN Notícias era o prefeito João Paulo que iria vencer.

Estatística: Este jeito de iniciar é para os adeptos da matemática, isto é, os que dominam os números. Apesar de ser um bom jeito de começar requer cuidados: Exemplo

A importância do voto

Nas últimas eleições alguns candidatos foram eleitos com números absurdos, por exemplo em alguns municípios o número de votos nulos foi superior ao número de votos válidos. Como o voto não está sendo muito importante nos últimos tempos, o TRE fará uma campanha para resgatar a credibilidade dos 35% dos eleitores.

Histórica: Iniciar Historicamente um parágrafo exige não só a utilização de fatos históricos como também o uso adequado das datas. Como se trata de fato histórico é sempre bom porque não deixa dúvidas.Exemplo

O voto é algo essencial para mudar a situação de uma nação, isto é transformar realidades! Também é por ele que tiramos alguém do poder. Em 1994, por exemplo, o povo tirou o presidente Fernando de Collor, recentemente quem sofreu a mesma realidade foi a presidente Dilma.

Filosófica: Quando o candidato inicia o texto filosoficamente é necessário que ele leve o outro a refletir. Para filosofar existe duas opções: ou o candidato cita algo de alguém ou faz uma citação própria. Exemplo

Votar é um exercício de cidadania, portanto não é pra qualquer um, se pelo voto mudamos um país qual o sentido do voto para todos? Seria interessante que não votassem analfabetos, semi-analfabetos, idosos leigos, juventude transviada e uma parte da população alienada.

Bom é isso, espero ter ajudado!


Perguntas similares