• Matéria: Geografia
  • Autor: MoniqueBastos37
  • Perguntado 8 anos atrás

de que maneira os fósseis de plantas ajudam a conhecer os ambientes do passado

Respostas

respondido por: dudah2803
1
Os grandes animais e, em especial, os dinossauros são rapidamente lembrados quando se fala em Paleontologia. Contudo, apesar de sua importância, eles não são os únicos a instigarem a curiosidade dos cientistas que tentam entender melhor a vida existente no passado de nosso planeta. Antigas espécies vegetais não são objetos menos importantes, na visão dos paleontólogos. E, além dos elementos de grande dimensão, os pequenos (muitas vezes, invisíveis a olho nu) são considerados igualmente relevantes para as pesquisas científicas.

Justamente por isso a Paleontologia criou algumas subdivisões, como a Paleobotânica, voltada ao estudo dos fósseis de plantas, e a Palinologia, dedicada à investigação de esporos e grãos de pólen de outras eras. E esses estudos guardam uma característica importante, além da melhor compreensão do passado: eles podem revelar informações importantes também sobre o  futuro.

Plantas fósseis
A professora Margot Guerra Sommer, do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), conta que o principal objetivo da Paleobotânica é proporcionar subsídios à compreensão da origem, evolução e diversificação das plantas através das idades geológicas. Isto significa entender o que ocorreu ao longo de vários períodos de milhares de anos, nos quais a Terra sofreu diversas mudanças. "As plantas, por se constituírem nos produtores primários dominantes em todos os ecossistemas terrestres, fornecem a energia da qual todos os animais terrestres dependem. Dessa forma, dado esse status ecológico singular, as plantas fósseis são um marco central para a compreensão da organização e funcionamento das paleo comunidades, como também da evolução dos ecossistemas terrestres através do tempo"
respondido por: johnerick1715
0

Resposta:Os grandes animais e, em especial, os dinossauros são rapidamente lembrados quando se fala em Paleontologia. Contudo, apesar de sua importância, eles não são os únicos a instigarem a curiosidade dos cientistas que tentam entender melhor a vida existente no passado de nosso planeta. Antigas espécies vegetais não são objetos menos importantes, na visão dos paleontólogos. E, além dos elementos de grande dimensão, os pequenos (muitas vezes, invisíveis a olho nu) são considerados igualmente relevantes para as pesquisas científicas.

Justamente por isso a Paleontologia criou algumas subdivisões, como a Paleobotânica, voltada ao estudo dos fósseis de plantas, e a Palinologia, dedicada à investigação de esporos e grãos de pólen de outras eras. E esses estudos guardam uma característica importante, além da melhor compreensão do passado: eles podem revelar informações importantes também sobre o futuro.

Plantas fósseis

A professora Margot Guerra Sommer, do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), conta que o principal objetivo da Paleobotânica é proporcionar subsídios à compreensão da origem, evolução e diversificação das plantas através das idades geológicas. Isto significa entender o que ocorreu ao longo de vários períodos de milhares de anos, nos quais a Terra sofreu diversas mudanças. "As plantas, por se constituírem nos produtores primários dominantes em todos os ecossistemas terrestres, fornecem a energia da qual todos os animais terrestres dependem. Dessa forma, dado esse status ecológico singular, as plantas fósseis são um marco central para a compreensão da organização e funcionamento das paleo comunidades, como também da evolução dos ecossistemas terrestres através do tempo"

Explicação:

Perguntas similares