Explique a relação entre as ideias de Locke e o desenvolvimento do capitalismo na transição do século XIX ao século XX e algumas de suas consequências:
Respostas
Com a Revolução Francesa, os ideais de Locke de outros iluministas prevaleceram nos governos europeus - tanto o francês quanto o governo de sua terra natal, a Inglaterra.
Por conta disto, fortaleceu-se de maneira importante, naquele país, o capitalismo, fato que permitiu o rápido crescimento econômico, mas, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de diferenças econômicas e culturais de caráter único.
Algumas das consequências foram, assim, a rápida ampliação do mercado inglês, o domínio comercial da Inglaterra sobre uma boa parte do globo e a criação de uma sociedade burguesa - espelhada em suas colônias - dividida entre burgueses e o proletariado, criando as bases para os tempos modernos.
John Locke nasceu em 1632 e morreu em 1704. Este pensador inglês tem papel fundamental na compreensão do mundo a partir de uma perspectiva liberal, que propõe, basicamente, o seguinte:
Liberdade de contrato civil: indivíduos devem ser livres para estabelecerem contratos entre si, sem que o Estado interfira;
Direito à propriedade: todos devem ter seu direito à posse garantido, sem que o Estado possa retirar de um indivíduo sem razão justa, qualquer bem que lhe seja por direito;
Contrato social: a sociedade pauta-se em um acordo comum entre todos os seus membros, que tem como objetivo garantir a paz e a harmonia social;
Direitos naturais: são dignos de direitos todos os seres humanos - com discussões sobre o quanto ele considerava como seres humanos pessoas de outras origens étnicas, é claro - direitos inatos.
A burguesia, inspirada por esta perspectiva passou a desenvolver-se através do afastamento gradual do Estado da economia, o que permitiu o crescimento das livres trocas e, portanto, a ampliação dos lucros e da riqueza, fundamental para a emergência do capitalismo moderno.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/7803896