Respostas
Na visão teocêntrica Deus - ou alguma outra figura divina - é considerado como o fundamento último da vida e o sentido de toda a existência, enquanto que na visão antropocêntrica o homem é este centro.
O teocentrismo era muito na Idade Média, e até hoje é o fator definidor de algumas sociedades, como a sociedade árabe. De acordo com a doutrina teocêntrica seria legítimo, por exemplo, guerrear em nome de Deus e, mesmo que milhares de pessoas morressem nestas guerras, as suas vidas "valiam menos" que o objetivo geral de "obedecer" a Deus.
Já o antropocentrismo, comum na Idade Moderna e o fator definidor das sociedades ocidentais, a vida humana é considerada a coisa mais valiosa e que deve ser defendida em todos os casos. É o elemento principal do humanismo e modificou o modo como concebíamos a religião, as guerras, as nações e os povos, criando uma "era de ouro" para os seres humanos - e seus direitos.
Mais sobre o teocentrismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/5102531
Resposta:
O teocentrismo é questionado pela doutrina posterior, o antropocentrismo, que fazia parte do humanismo renascentista e cujo foco está sobre o homem como o centro mundo.
:)