A educação proposta pela Companhia de Jesus tinha como método pedagógico o Ratio Studiorum. Sobre isso e considerando o livro-base Constituição histórica da educação brasileira, assinale a alternativa correta: A A maior proeminência da educação jesuítica no Brasil foi no período colonial, mas sempre teve que lutar contra a Coroa portuguesa para conseguir instituir seus colégios e seminários nesse contexto. B Os princípios do Ratio Studiorum guiavam as práticas educativas dos colégios e seminários jesuítas, nos quais se buscava uma formação virtuosa e com base na religião. C O Ratio Studiorium era o principal método da educação proposta pelos jesuítas; era voltado para o ensino das letras e desconsiderava os preceitos religiosos da Companhia de Jesus. D Ao proporem e utilizarem o Ratio Studiorium, os jesuítas defendiam uma educação laica e baseada na ausência de hierarquia. E As práticas educativas oriundas do Ratio Studiorium enfatizavam uma educação difusa oriunda das comunidades tribais, distanciando-se das obrigações religiosas.
Respostas
respondido por:
8
Alternativa B. Os principios do Ratio Studiorum...
respondido por:
6
É correta a alternativa B, tendo os jesuítas empregado o Ratio Studiorum (que é uma ampla metodologia pedagógica) e recebido grande apoio da Coroa Portuguesa entre os séculos XVI (quando chegaram ao Brasil) e XVIII (quando foram expulsos pelo Marquês de Pombal).
Este método, que era fortemente pautado pelas crenças e práticas cristãs, era marcado por uma participação muito restrita dos educandos (alunos) no processo de educação, o que era especialmente grave quando dizia respeito aos povos nativos.
Por meio deste sistema "ensinavam" os nativos a se comportarem do modo que os europeus julgavam adequado, inserindo-os (sempre como cidadãos de segunda classe) na vida colonial.
Mais sobre os jesuítas em:
https://brainly.com.br/tarefa/65914
Anexos:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás