• Matéria: História
  • Autor: Mateusdosantos
  • Perguntado 9 anos atrás

1 - Porque as elites do brasil desejaram a separação politica de portugual?

2- Podemos afirmar que a maior parte da população participou do processo de independência ? justifique.

3- No brasil, após a independencia, ocorreu mudanças na estrutura social e econômica? justifique.

4- Cite como ficou dividido os poderes no brasil imperial?

5- cite as principais atribuições do poder moderador.

6- Como estava definido o sistema de votação no brasil imperial.

Respostas

respondido por: marcosvbb
1
1. Porque não era interessante para as elites (comerciantes e agricultores) que o Brasil retornasse a condição de colônia, pois essa previa a volta do comércio exclusivo e o fechamento dos portos. Em razão da ameaça de retrocesso no cenário, principalmente econômico, brasileiro com a volta de D. João à Portugal, essa elite preferiu apoiar a independência do que a volta ao velho modelo dependente da metrópole.
2. Não. Na realidade, grande parte das pessoas não sabia do que se tratava e nem participava do cenário político. D Pedro I decidiu permanecer no Brasil em razão de um abaixo assinado apoiado pelas elites que visavam seus interesses, não houve qualquer revolução popular. Tiveram estados, ainda, que se insurgiram contra a independência, mas esses foram reprimidos.
3. Não foram observadas expressivas mudanças nesses âmbitos. Isso fica claro quando se cita a permanência do modelo escravocrata e segregador vigente e, também, a continuação da economia agrária.
4. Os poderes foram instituídos em 1824, com a constituição. Essa previa a criação dos três poderes já conhecidos, Legislativo, Judiciário e Executivo, e um que, na prática, estava acima dos já citados, o poder Moderador.
5. Nomeação de Senadores, convocação de assembleias gerais, sanção de decretos, intervenção nas decisões das províncias, dissolução da câmara de deputados, entre outros. Vê-se, claramente, que o poder Moderador tinha como função a segurança dos plenos poderes de Dom. Pedro I no sistema constitucional.
6. O sistema de votação era censitário, dependia das rendas, da idade, do sexo e de posição perante a sociedade. Caso a pessoa atendesse aos requisitos, essa podia votar. Na realidade, a maioria da população não tinha direito ao voto.
Perguntas similares