GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA Pesquisadores têm trabalhado para o aprofundamento de abordagens, cujo desafio é identificar os fatores determinantes do desempenho e sucesso empresarial, fundamentado no conhecimento. O primeiro teórico a falar sobre este assunto foi Drucker, por volta de 1960, usando o termo “trabalhador do conhecimento”, tendo em vista a Sociedade do Conhecimento, na qual, o “recurso econômico básico” não é mais o capital, nem os recursos naturais ou a mão-de-obra, mas sim, “o conhecimento”. A base para manter o desempenho da empresa está firmada em seus recursos internos, representados pelas diferentes formas de conhecimento. Identificar e entender o conhecimento como o principal ativo estratégico da organização é objetivo da gestão (Drucker, 1993, p.5). Oliveira Jr. (2007) complementa que a função central da empresa é usar meios eficientes para criar e transferir conhecimento. Assim, a empresa é entendida como um estoque de conhecimento que é identificado e disponibilizado, para aplicação dentro de sua estrutura, na criação de novos conhecimentos. “[...] à criação do conhecimento leva à inovação contínua, e por sua vez, leva a vantagens competitivas [...]” ,conseqüentemente o que vai determinar o sucesso da empresa, nesse processo de transformação de conhecimento, existente nas pessoas, em ações que possam diferenciá-la de seus concorrentes, é a sua eficiência. Cabe à empresa, portanto, atuar como agente organizador do conhecimento que existe dentro dela, tornando-o aplicável e gerador de novos conhecimentos, desempenhando essa tarefa de forma superior à concorrência, argumentam Nonaka e Takeuchi (1997, p.5). A literatura evidencia que não se pode gerenciar conhecimento, mas sim promove-lo ou estimula-lo por meio da criação de ambientes favoráveis a isso. Neste contexto, Terra (2001) fornece algumas orientações para isso, mantendo, assim, a competitividade da empresa. Assinale a alternativa correta sobre quais são essas competitividades. A 1. Compartilhar melhores práticas em gestão; 2. Compartilhar melhores práticas em projeto; 3. Acelerar a inovação; 4. Reduzir silos de informação. B 1. Mapear o conhecimento; 2. Valorizar o capital intelectual; 3. Reter talentos; 4. Mapear as competências individuais. C 1. Produzir soluções e serviços ricos em conhecimento; 2. Ser capaz de inovar de forma continua; 3. Investir no capital intelectual; 4. Proteger o capital intelectual. D 1. Facilitar a contribuição individual; 2. Organizar a informação; 3. Alinhar a organização; 4. Reter o conhecimento.


Alfaiate: letra C Página 149 e 150
eraldomtd: Sem dúvida nenhuma letra C
enaivivpires: C) 1.Produzir soluções e serviços etc;2.Ser capaz de inovar... :3.Investir no capital intelectual; 4.Proteger o capital intelectual.

Respostas

respondido por: winederrn
21

Oi, amigo(a)!

Na realidade, as empresas são feitas de pessoas e para as pessoas. As pessoas movem as organizações (com as tarefas diárias) e são capazes de gerar ideias que contribuem para a criação e melhoramento de produtos e serviços. A Gestão do Conhecimento é uma ferramenta da Administração que ajuda as empresas a otimizarem o capital humano (que são as pessoas). Com esta ferramenta, é possível extrair o potencial criativo de cada funcionário.

Portanto, investir na Gestão do Conhecimento significa ter mais competitividade e estar no caminho da inovação.


Sendo assim, a alternativa correta é:

"C) 1. Produzir soluções e serviços ricos em conhecimento; 2. Ser capaz de inovar de forma continua; 3. Investir no capital intelectual; 4. Proteger o capital intelectual".


Até breve!

respondido por: mauriciozaguisp6issl
1

Resposta:

Letra "C"

Explicação:

Perguntas similares