Uma mulher, filha de pai normal e mãe portadora do gene para o daltonismo, casa-se com um homem daltônico e tem uma criança do sexo masculino e daltônica. É correto afirmar que:
a) Essa mulher é daltônica.
b) Essa mulher poderia ter uma irmã daltônica.
c) O filho dessa mulher herdou do seu pai o gene para o daltonismo.
d) O genótipo dessa mulher é igual ao de sua mãe.
e) Essa mulher não poderá ter uma filha daltônica.
OBS : QUERO A EXPLICAÇÃO DA RESPOSTA
Respostas
Olá!
O daltonismo é uma doença genética ligada ao cromossomo sexual X, e atinge mais homens que mulheres, já que eles apresentam apenas um desses cromossomos, e a presença de um X recessivo já faz com que o fenótipo seja expresso (homens XY e mulheres XX).
Analisando as alternativas percebemos que:
a) Essa mulher é daltônica. – Errada: por mais que ela possa receber um gene recessivo da mãe, o pai dela transmite o dominante, fazendo com que ela não seja daltônica.
b) Essa mulher poderia ter uma irmã daltônica. – Errada: filhas de pai normal para daltonismo nunca serão daltônicas.
c) O filho dessa mulher herdou do seu pai o gene para o daltonismo. – Errado: homens herdam o cromossomo X da mãe, e não do pai.
d) O genótipo dessa mulher é igual ao de sua mãe. – Correta: Como seu filho é daltônico, ele herdou o X dela, portando Aa.
e) Essa mulher não poderá ter uma filha daltônica. – Errada: como o pai é recessivo no X, a união desse gene com da mãe que também é recessivo gerará uma filha daltônica.