A criolita é um minério cujo principal componente é o fluoreto de alumínio e sódio. Sua principal aplicação é na produção do alumínio, onde é adicionada à alumina (óxido de alumínio), obtendo-se uma mistura de temperatura de fusão de 950 C, tornando economicamente viável a eletrólise da alumina e a obtenção do metal alumínio.
A relação entre a massa de sódio e de alumínio na criolita é de 23/9 e, portanto, a fórmula mínima do fluoreto de alumínio e sódio é:
(A) NaAlF.
(B) NaAlF4 .
(C) Na3AlF4 .
(D) Na3AlF6
Respostas
respondido por:
34
(D) Na3AlF6.
É dito na questão que a relação entre a massa de sódio e alumínio é 23/9, ou seja, há 23 gramas de sódio para cada 9 gramas de alumínio.
A massa molar do sódio é 23 g/mol e a do alumínio é 27 g/mol. Podemos então entender que a massa do alumínio nessa relação foi dividida por 3. Assim, a quantidade de sódio é o triplo da de alumínio.
O sódio tem carga +1 e o alumínio carga +3. A carga positiva da molécula é de 3x1 + 3 = +6. Como a molécula precisa ser neutra, precisamos de -6 de carga na parte negativa. A parte negativa é o flúor, cada flúor tem carga -1, pois ele é da família 7A e recebe 1 elétron. Assim, para termos -6 precisamos de 6 átomos de flúor.
Assim, temos como resposta Na3AlF6, letra D.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás