• Matéria: História
  • Autor: djalmaaparecido
  • Perguntado 9 anos atrás

como era o estabulo de cluny

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respondido por: rayaneg758
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Nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial, a antiga capela de Notre-Dame du Haut de Ronchamp, situada próxima de Belfort, foi destruída. Procurou-se, nos inícios de 1950 reconstruir este edifício, retomando a velha tradição das peregrinações, com origens pré-cristãs. 
Contactado o arquitecto franco-suíço Le Corbusier, em Junho de 1950 surgiram os primeiros desenhos que foram desde logo aceites pelo arcebispo de Besançon. Quatro anos depois o edifício foi consagrado. 
A capela localiza-se no topo de uma das colinas da cadeia de montanhas Vosges, apresentando uma posição de dominância visual sobre o vasto território envolvente. A imagem exterior lembra uma escultura na qual a concentração de formas onduladas, articuladas como se se tratasse de um organismo vivo, ecoam o carácter do sítio e da paisagem. Este sentido anímico e naturalista das formas, assim como o recurso a fortes efeitos lumínicos e cromáticos potenciam a criação de emoções de sentido místico e religioso. O tecto da capela assume a forma de enorme concha escura de betão armado, simbolizando uma cúpula tradicional ou um dólmen arcaico. 
No exterior foi colocado um altar ao ar livre com um púlpito e um pequeno santuário onde se encontra a imagem da virgem que é visível também a partir do interior da nave. É utilizado para realizar cerimónias religiosas em alturas de grandes peregrinações. 
O interior, de dimensões modestas (25 por 15 metros), totalmente assimétrico e bastante escuro, lembra uma caverna. A parede sul perfurada irregularmente por profundos rasgos luminosos assume uma vigorosa presença visual. À volta da nave encontram-se as três capelas semicilíndricas, em forma de torres que funcionam como lanternins orientados para a trajectória do sol. 
Neste edifício, Le Corbusier sintetiza muitas das principais conquistas formais e técnicas da história da arquitectura recente, e do seu próprio percurso criativo. Tornam-se evidentes as referências aos movimentos expressionista, purista, neoplasticista e surrealista, numa tentativa de superar as limitações e cristalizações a que o movimento moderno e o estilo internacional tinham conduzido a cultura arquitetônica. 

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