• Matéria: História
  • Autor: evemy
  • Perguntado 8 anos atrás

explique a invasao holandesa em Pernambuco?

Respostas

respondido por: cassaberthocoq10
19
Desde o inicio do século XVI, Holanda e Portugal mantinham intensas relações comerciais. Os holandeses distribuíam, na Europa, especiarias, vinho, madeiras e açúcar de Portugal e vendiam trigo, manteiga, queijo e manufaturas para os portugueses. A Holanda também participou diretamente da economia canavieira do Brasil, desde o momento de sua implantação. 

No final do século XVI, essa parceria comercial foi interrompida, porque Portugal, durante 60 anos, ficou sob o domínio da Espanha, que era inimiga da Holanda. Foi a chamada União das Coroas Ibéricas, na qual espanhóis e portugueses tiveram os mesmos reis. 
Em 1580, quando Portugal e suas colônias passaram para o domínio espanhol, a Espanha estava em guerra com a Holanda. O rei espanhol, Felipe II, impôs uma série de impedimentos aos navios holandeses, provocando a interrupção do comércio de vários produtos, inclusive do açúcar brasileiro. 
Um grupo de comerciantes holandeses fundou a Companhia das Índias Ocidentais, cujo objetivo principal era a conquista de territórios na América e na África. Os holandeses promoveram duas invasões no Brasil: a primeira na Bahia e a segunda em Pernambuco. 

A Companhia das Índias Ocidentais planejou invadir a Bahia, região produtora de açúcar. Em 1624, uma esquadra holandesa bombardeou Salvador, a capital da colônia. Em pânico, os habitantes fugiram da cidade. Em 24 horas, Salvador caiu nas mãos dos invasores, e o governador-geral do Brasil, Diogo Mendonça Furtado, foi preso e enviado para a Holanda. 

Em 1630, uma enorme frota holandesa chegou a Pernambuco. A defesa organizada pelo governador Matias de Albuquerque foi insuficiente, caindo Olinda e, posteriormente, Recife nas mãos dos invasores. Matias de Albuquerque organizou entre Olinda e Recife o Forte do Arraial do Bom Jesus, 

A reação aos holandeses teve inicio em 1642,no Maranhão, mas só se intensificou em 1645,com a eclosão da Insurreição Pernambucana. Os revoltosos venceram e impediram o ataque holandês ao centro de abastecimento. Finalmente, em 1654, com reforços portugueses, os holandeses foram definitivamente derrotados na Campina do Taborda. 

Em 1661, Portugal e Holanda assinaram um tratado de paz, no qual a Holanda desistia de suas pretensões sobre o Brasil, em troca de uma indenização. Após serem expulsos, os holandeses levaram seu capital para as Antilhas, criando nessa região uma área produtora de açúcar, que fez concorrência com a produção brasileira, provocando seu declínio..

evemy: obg
Perguntas similares