Respostas
A abolição da escravidão no Brasil foi um processo, pois não era de interesse das elites agrárias que o lucrativo sistema exploratório fosse extinto. Porém, existia grande pressão popular para o fim do sistema, tanto interna quanto externamente.
Foi aprovada primeiro a Lei Eusébio de Queirós, em 1850, que proibia o tráfico intercontinental de escravos, para evitar uma guerra direta com a Inglaterra.
Depois, em 1871 veio a Lei do Ventre Livre, que decretava que os filhos de escravos nascidos no Brasil seriam livres. Essa lei abriu amplos debates na sociedade, pois não era efetiva.
Em 1880 veio a Lei do Sexagenário, onde era concedida alforria para os escravos com mais de 60 anos. Ainda, dadas as condições extremamente rígidas para concessão e pobreza em que o alforriado permanecia, também foi alvo de críticas e grande comoção social contra a escravidão.
Finalmente, graças aos movimentos abolicionistas que existiam inclusive nas elites, em 1888 veio a Lei Áurea, que acabou com a escravidão no país.
Leia mais sobre em:
brainly.com.br/tarefa/23876512