Com a Libras sendo oficializada como Língua Brasileira de Sinais, os surdos adquiriram o direito de serem educados nessa língua, fato que promoveu uma reviravolta no paradigma educacional vigente, acarretando consequências educacionais, sociais e antropológicas. Avalie as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I - A presença do intérprete em sala de aula e a criação dos cursos de Licenciatura em Letras/Libras são as principais consequências educacionais
PORQUE:
II- O direito ao intérprete em todas as situações de serviços públicos favorece o estabelecimento da cultura surda, garantindo a aprendizagem dos surdos.
ALTERNATIVAS
As afirmações I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta para a I.
As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta para a I.
A afirmação I é verdadeira, mas a afirmação II é falsa.
A afirmação I é falsa e a afirmação II é verdadeira.
As afirmações I e II são falsas.
Respostas
A afirmação I é verdadeira, pois o direito à presença do intérprete em sala de aula, mesmo que muitas vezes este direito seja desrespeitado, é uma das principais conquistas políticas educacionais da comunidade surda, de modo que a sua inclusão social é bastante facilitada quando a prática é obedecida.
A afirmação II também é verdadeira, pois ao favorecer a inclusão o intérprete ajuda na valorização e no estabelecimento da cultura surda, de modo que é possível que surdos e ouvintes se comuniquem mais facilmente e troquem conhecimentos que são importantes para as duas pessoas envolvidas no processo comunicativo.
A afirmativa II justifica e complementa a I na medida em que ela explica por quais motivos e como a presença do intérprete é uma importante conquista educacional.
É correta a alternativa A.
a primeira está correta. porém a segunda é falsa, pois o intérprete não favorece a cultura surda.. o que favorece a cultura surda é o contato com outros surdos.