Leia a reportagem abaixo.
3 passos para conseguir emprego mais rápido
São Paulo - A ideia de que a procura por emprego é um trabalho full-time é desmistificada pelo consultor de carreira e diretor adjunto da Fuqua School of Business da Duke University, Steve Dalton, em seu livro The 2-Hour Job Search (Procura por Emprego em 2 horas, na tradução do inglês, editora Ten Speed Press).
Como o próprio título já propõe, não é preciso passar 8 horas por dia navegando na rede em busca de oportunidades anunciadas por empresas para garantir uma nova posição no mercado. Pelo contrário, fazer isso é perda de tempo, diz o autor.
Isso acontece porque, se por um lado a tecnologia facilitou o acesso aos anúncios de oportunidades profissionais, por outro tornou o trabalho dos recrutadores mais complexo. Afinal, ao anunciar uma vaga de trabalho na internet, em instantes, milhares de currículos são recebidos.
O resultado é que ficou impossível ler e analisar as informações de todos os candidatos e assim, muitos recrutadores dão preferência aos profissionais indicados por pessoas que já trabalham na empresa. Por este motivo ele diz que passar horas procurando vagas e enviar currículos aleatoriamente é altamente ineficiente.
Tendo em vista esta premissa, o autor elaborou um roteiro com três passos que devem ser seguidos por quem quer encontrar emprego rapidamente. E, segundo ele, para concluir os dois primeiros, não é preciso mais do que duas horas de dedicação. Confira:
1º Passo: Priorizar
A primeira etapa começa com a construção de uma lista com 40 potenciais empregadores. As empresas para as quais você sempre sonhou em trabalhar, os empregadores dos seus ex-colegas de faculdade (pode ser também de MBA, mestrado, doutorado, etc), as empresas que são destaque na mídia e aquelas que estão anunciando oportunidades atualmente devem entrar na lista.
Em seguida, marque as empresas que têm colaboradores que você conheça trabalhando lá. Use as redes sociais como LinkedIn e Facebook para tentar descobrir isso. E, por fim, verifique qual a sua motivação (de 1 a 5) para trabalhar em cada um desses lugares e pesquise se há vagas em aberto anunciadas por todas as empresas que estão na sua lista.
Com isto, você será capaz de organizar as empresas de forma a deixar no topo da lista aquelas para as quais você está mais motivado para trabalhar, que tenham conhecidos seus como colaboradores e que estejam com oportunidades em aberto. Se uma das empresas concentrar estas três características, as suas chances de conseguir uma entrevista aumentam bastante.
2º Passo: Entrar em Contato
A segunda etapa consiste em fazer networking. Procure os conhecidos que estejam trabalhando para as empresas do seu interesse. Vasculhe entre ex-alunos de cursos que você frequentou, ex-colegas de trabalho, e conhecidos em geral. São estas pessoas que poderão dar as tão importantes referências suas para os recrutadores.
Categorize estas pessoas de acordo com a motivação que você considera que elas tenham para lhe ajudar. Existem aquelas que você sabe que estarão dispostas a auxiliá-lo e indicá-lo. Há outras que não estão lá com muita vontade de ajuda-lo, mas que talvez o façam para não se sentirem culpadas depois. E há também aquelas que não farão nada e muito provavelmente sequer vão responder as suas mensagens.
O método de Dalton, descrito na reportagem, poderia ser uma forma de aumentar a eficiência da busca, através de maior assertividade. Escolha a alternativa que apresenta corretamente os passos desse método.
Escolha uma:
a. Construir uma lista de empresas que mais interessam, procurar oportunidades disponíveis nelas, enviar currículos para pessoas conhecidas que trabalham nessas empresas e, se oferecida a opção, encontrar-se presencialmente com elas.
b. Construir uma lista de empregadores mais prováveis, descobrir pessoas conhecidas trabalhando nessas empresas, entrar em contato com aquelas que se considera mais dispostas a ajudar, pesquisar sobre a empresa e o setor, encontrar-se com a pessoa e demonstrar interesse em uma vaga.
c. Rastrear todas as pessoas conhecidas por meio de redes sociais, conhecer as empresas onde trabalham, enviar currículos para essas empresas comunicando as referências e, se houver alguma resposta, agendar um encontro presencial.
d. Procurar todas as oportunidades disponíveis no mercado, enviar currículos para a maior quantidade de posições possível, esperar respostas das empresas, procurar pessoas conhecidas nas empresas que responderem e agendar um encontro presencial.
e. Passar o dia navegando na rede em busca de oportunidades, escolher a que mais interessa, entrar em contato com pessoas conhecidas que trabalham na empresa, apresentar o interesse na vaga e agendar um encontro presencial.
Respostas
respondido por:
40
b. Construir uma lista de empregadores mais prováveis, descobrir pessoas conhecidas trabalhando nessas empresas, entrar em contato com aquelas que se considera mais dispostas a ajudar, pesquisar sobre a empresa e o setor, encontrar-se com a pessoa e demonstrar interesse em uma vaga.
elizeuferraresi:
Correto
respondido por:
19
Resposta letra B. Construir uma lista de empregadores mais prováveis...
Perguntas similares
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás