• Matéria: Biologia
  • Autor: ricardopmat
  • Perguntado 8 anos atrás

A obesidade é definida como um acúmulo excessivo de gordura no corpo que ocorre devido a um desequilíbrio entre a energia ingerida e a energia gasta. Estudos recentes tem afirmado que a obesidade pode ocorrer como consequência de hábitos alimentares e de estilo de vida, fatores sociológicos e alterações metabólicas, assim como por razões hereditárias. Em uma clínica especializada em nutrição, quatro pacientes passaram por uma consulta para a obtenção de informações referentes às suas características físicas (peso e altura), a quantidade de calorias diárias que normalmente são ingeridas e para uma avaliação do quadro de obesidade, conforme mostra a tabela a seguir.

Paciente - Peso (kg) - Altura (m) - Ingestão diária de calorias - Quadro
Pedro - 105 - 1,75 - 2.500 - Obesidade
João - 85 - 1,70 - 1.800 - Sobrepeso
Fernando - 90 - 1,92 - 3.200 - Normal
Renato - 85 - 1,85 - 3.500 - Normal
Com base nas informações obtidas na consulta e descritas na tabela é possível concluir que:

Escolha uma:
a. Apesar de João ingerir menos calorias que Fernando e Renato, João pode ter dificuldades em perder peso devido a fatores hereditários.
b. Fatores genéticos fazem com que Renato e Fernando necessitem ingerir maiores quantidades de calorias que Pedro e João.
c. Pedro é sedentário e Renato exerce atividades físicas constantemente, pois Pedro ingere menor quantidade de calorias que Renato, porém apresenta quadro de obesidade.
d. Pedro e João precisam de uma dieta que resulte em um corte drástico na ingestão diária de calorias para perderem peso e saírem do quadro de obesidade/sobrepeso.
e. Se Renato continuar ingerindo a mesma quantidade de calorias diariamente ele deverá se tornar obeso.

Respostas

respondido por: patriciavilelad
10
Apesar de João ingerir menos calorias que Fernando e Renato, João pode ter dificuldades em perder peso devido a fatores hereditários.
Perguntas similares