• Matéria: Lógica
  • Autor: Odonto
  • Perguntado 9 anos atrás

. Leia os trechos da reportagem a seguir, de Mariana Fonseca, extraída da Revista Exame.

5 sinais de que está na hora de sair do emprego e empreender

São Paulo – Abandonar de vez a vida de empregado e ser dono da própria empresa é o sonho de muita gente. Mesmo assim, poucos chegam a concretizar esse desejo. Isso porque o medo toma conta: será que estou pronto para viver apenas do meu negócio?

Porém, mesmo que seja fundamental se dedicar integralmente para que seu negócio cresça, também não dá para abandonar o emprego sem o mínimo de preparação.

“Tem que ter uma garantia, inclusive financeira, porque existe um risco de o negócio não dar certo. Tenha um plano de retorno ao mundo de funcionário [ou seja, não saia do emprego atual de forma arrogante, fechando as portas] e tenha uma reserva de capital. Com essa tranquilidade, você pode tomar decisões melhores”, afirma Lucia Barbosa de Oliveira, professora de Gestão de Carreiras do Ibmec/RJ.

A docente cita três pontos que você já deve ter cumprido ao tomar essa decisão: autoconhecimento, estudo apurado do mercado e networking estabelecido. “Confira se ser empreendedor é mesmo o que você quer, se você conhece bem o mercado em que atua ou vai atuar e se você tem uma rede de relacionamentos que pode ajudá-lo a ser bem-sucedido. ”

1. Você não aguenta mais o seu trabalho

Você começa a semana já rezando para que a sexta-feira chegue logo? Pode ser que você esteja insatisfeito temporariamente. Ou também pode ser um alerta de que essa vida de funcionário não corresponde mais aos seus objetivos de carreira.

Um sinal de que isso ocorre é quando você comete pequenas falhas, o que não acontecia antes. “A vontade de ir ao trabalho diminui a ponto de afetar o rendimento. Isso é relativamente comum: a desmotivação gera desatenção com detalhes e o foco fica em outra atividade, longe do emprego”, conta Campos.

2. Você quer fazer algo que não é possível no emprego

Muitos funcionários já passaram por uma situação bem complicada: eles têm ideias que consideram geniais, mas a empresa não pensa da mesma forma e, portanto, descarta a sugestão.

Essa sensação de que você possui uma missão maior é também conhecida como “propósito”. É algo extremamente subjetivo, mas já serve como sinal de que essa pode ser a hora de colocar seu sonho em prática, alerta Campos, do Sebrae.

3. Você já mostra que sabe empreender, mesmo sendo funcionário

Mais um sinal de que você deveria investir mais no seu negócio é se você já desenvolveu suas habilidades empreendedoras no próprio emprego: ou seja, tornou-se um “intraempreendedor”

4. O negócio exige muito do seu tempo

Por mais que você se dedique, dá para sentir que seu negócio se expandiria se você pudesse investir mais tempo nele? Por trabalhar no horário comercial, você perdeu oportunidades de fechar negócio no seu empreendimento? Então, preste atenção: esse é um sinal de que talvez seja preciso tomar a decisão de abandonar o conforto do emprego atual.

Isso, é claro, contando que sua produtividade está afinada e que há, realmente, um caso de falta de tempo hábil de gestão.

5. Sua empresa já está se estabelecendo no mercado

Cada dia que passa, sua marca é mais conhecida pelo público-alvo pretendido? E sua carteira de clientes começa a engordar? O dinheiro entra na conta? Pode ser um sinal de que agora é a hora de deslanchar a empresa de vez.

(Fonte: Disponível em: . Acesso em: 08 jul. 2016.)

A partir das recomendações apontadas no texto, escolha a alternativa que apresenta uma indicação de que o funcionário já está pronto para sair do trabalho e empreender.

Escolha uma:
a. Um funcionário, descontente com o conteúdo de seu trabalho, sente dificuldades em concentrar-se e começa a se questionar sobre a possibilidade de empreender. Como primeiro passo, ele pede demissão.
b. Um funcionário que costuma bloquear diversas iniciativas na empresa em que trabalha sente que nunca é ouvido.
c. Um funcionário está descontente com seu trabalho e, em um dia difícil, decide pedir demissão, com o objetivo de gerir um negócio próprio. Entretanto, ele ainda não está decidido sobre o que ou como fazer.
d. Um funcionário que, nas horas livres, mantém um pequeno negócio virtual, tem a percepção que sua ausência em seu negócio próprio está começando a impactar os resultados. Por isso, começa a considerar a possibilidade de deixar o emprego fixo e dedicar-se integralmente ao seu negócio, sema analisar qualquer outro indicador, inclusive se teria condições de se manter com as receitas desse novo negócio.
e. Na execução de seu trabalho, um funcionário tem uma ideia inovadora, mas ela não é aceita por não fazer parte do plano de atividades da empresa para o período. Então, ele decide aplicar a ideia em empreendimento próprio, começando por elaborar um plano de negócios bem estruturado e aproveitando-se de seu conhecimento na área, antes de tomar decisões bruscas.

Respostas

respondido por: amandaamoreiraa
57
Na execução de seu trabalho, um funcionário tem uma ideia inovadora, mas ela não é aceita por não fazer parte do plano de atividades da empresa para o período. Então, ele decide aplicar a ideia em empreendimento próprio, começando por elaborar um plano de negócios bem estruturado e aproveitando-se de seu conhecimento na área, antes de tomar decisões bruscas. 
respondido por: Anônimo
40
RESPOSTA CORRETA:  Na execução de seu trabalho, um funcionário tem uma ideia inovadora, mas ela não é aceita por não fazer parte do plano de atividades da empresa para o período. Então, ele decide aplicar a ideia em empreendimento próprio, começando por elaborar um plano de negócios bem estruturado e aproveitando-se de seu conhecimento na área, antes de tomar decisões bruscas.
Perguntas similares