O texto a seguir traz algumas recomendações para expressar-se bem através dos movimentos corporais.
Linguagem corporal: cuidado, seu corpo pode estar falando o oposto daquilo que você diz
Entenda o que é linguagem corporal e como você pode melhorar a sua.
“O corpo fala”, provavelmente você já ouviu isso por aí, não é mesmo? Ou então, já viveu na pele. Sabe quando um amigo está com a cara amarrada, parecendo tenso e você sabe que há algo errado, mas a pessoa insiste em dizer que não? É a postura da pessoa que entrega a forma como ela está se sentindo, que transmite ao outro tensão, alegria, relaxamento, medo ou qualquer outra emoção. Isso se chama linguagem corporal.
(...) a linguagem corporal é um aspecto muito importante, e que você deve trabalhar. E se você precisar convencer um investidor a fazer um aporte no seu negócio, mas transparecer insegurança? E se um cliente for muito chato e ele perceber que você está pensando isso sobre ele? E se você precisar motivar e inspirar sua equipe - e enquanto líder você precisará – e eles perceberem a tensão e preocupação por trás das suas palavras?
(...) Entre elas, está a tal da linguagem corporal. “É muito importante demonstrar confiança e se apresentar como uma pessoa amigável. Devemos evitar a todo custo demonstrar insegurança e nervosismo, já que isso pode ser interpretado pela outra pessoa como uma fragilidade e uma oportunidade para avançar as questões de seu interesse. Já que nenhuma dessas questões são objeto da conversa em si, temos que procurar demonstrá-las com a sutileza da linguagem corporal. ”
Use o tom da sua voz, gestos e expressões a seu favor. Entusiasmo, contato visual e estar posicionado em direção ao seu interlocutor são técnicas utilizadas por pessoas persuasivas. Uma linguagem corporal positiva fará com que as pessoas acreditem o que você está dizendo como válido. O jeito como você fala é tão importante quanto o que você diz.
A seguir confira algumas dicas valiosas para trabalhar a sua linguagem corporal:
(...)
Autoconhecimento..
O que a ciência diz…
Esta matéria da revista Galileu traz algumas dicas (todas embasadas cientificamente) de linguagem corporal. Em primeiro lugar, você deve investir na sua postura. “Ter uma boa postura não é bom só pelo jeito que os outros te enxergam. Isso também muda a forma como você lida com as coisas ao seu redor. Estudos já comprovaram que pessoas que sentam de forma correta recebem mais elogios ligados a profissão”, aponta a matéria.
Outra dica é cumprimentar as pessoas antes e depois de fechar negócio. De acordo com o texto, um simples cumprimento transmite a sensação de animação e cooperação. Pessoas que dão as mãos antes e depois de uma negociação fazem propostas mais justas do que pessoas que vão direto para o assunto. Além disso, um aperto de mão firme passa a confiança necessária para um acordo ser estabelecido.
Por fim, vale lembrar do bom e velho tapinha nas costas. De acordo com estudo realizado pela Universidade de Cornell, o toque nas costas pode transformar as pessoas. Os pesquisadores analisaram clientes de um comércio americano e apenas 12% dos que não foram tocados deixaram gorjetas. O número aumenta para 14%, com os que receberam tapinhas nas costas, e para 17% os que receberam toques e apertos de mãos. Além disso, os tapinhas transmitem cumplicidade, o que faz com que os clientes passem mais tempo em seu comércio jogando conversa fora.
(Fonte: Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2016.)
Escolha a alternativa que traz uma ideia contrária ao que o texto apresenta.
Escolha uma:
a. Parte importante da linguagem corporal é a expressão da sociabilidade, que se manifesta em cumprimentos, sorrisos e simpatia. A cumplicidade que eles refletem pode transformar a forma como se é visto no ambiente de trabalho.
b. Para aprimorar as formas de expressão corporal, é essencial ter consciência sobre o próprio comportamento, o que pode ser obtido através da auto-observação da atuação em público e de uma avaliação crítica dos sinais que se emite.
c. A linguagem corporal é um aspecto importante da comunicação e pode trazer resultados no desempenho profissional. Por isso, é algo que deve ser praticado e experimentado.
d. A linguagem corporal envolve diversas formas de expressão, como tom de voz, gestos, contato visual. Todos esses elementos podem ser usados a favor ou contra quem os pratica.
e. Para se alcançar o nível de expressão corporal ideal ao ambiente corporativo, é preciso observar o comportamento alheio e abdicar das formas de expressão própria, substituindo-as pelas formas ideais.
Respostas
respondido por:
42
Resposta Correta Letra E:
Para se alcançar o nível de expressão corporal ideal ao ambiente corporativo, é preciso observar o comportamento alheio e abdicar das formas de expressão própria, substituindo-as pelas formas ideais.
respondido por:
29
Para se alcançar o nível de expressão corporal ideal ao ambiente corporativo, é preciso observar o comportamento alheio e abdicar das formas de expressão própria, substituindo-as pelas formas ideais. CORRETA
Perguntas similares
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás