As duas modalidades da Língua Portuguesa, a oral e a escrita, são vistas como práticas sociais, já que o estudo das línguas se funda em usos (MARCUSCHI, 2001). Portanto, a oralidade e a escrita possuem práticas e usos da nossa língua com características específicas, porque possuem produções distintas.
Em relação ao contexto apresentado, analise o texto a seguir.
Essas modalidades não devem ser vistas de forma ________________________, mas fazendo parte de um conteúdo ________________________ que vai do texto mais formal ao mais informal, tendo como perspectiva o gênero ________________________ (conversação, carta familiar, entrevista de televisão, relatório, conferência, artigo de ________________________, artigo científico) que está sendo observado.
(ANDRADE, Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira. Língua: modalidade oral/escrita. Acervo digital da Unesp, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo: USP, s/d. p. 50. Disponível em: . Acesso em: 2 ago. 2016.)
Quanto às duas modalidades da Língua Portuguesa, assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
a.
divulgação – dicotômica – tipológico – discursivo.
b.
discursiva – divulgação – dicotômica – tipológico.
c. tipológica – discursivo – divulgação – dicotômica.
d.
de divulgação – tipológico – divulgação – definido.
e. dicotômica – tipológico – discursivo – divulgação.
Respostas
respondido por:
5
resposta correta ao meu ver é a letra E.
respondido por:
2
b. dicotômica – tipológico – discursivo – divulgação. “Essas modalidades não devem ser vistas de forma dicotômica, mas fazendo parte de um conteúdo tipológico que vai do texto mais formal ao mais informal, tendo como perspectiva o gênero discursivo (conversação, carta familiar, entrevista de televisão, relatório, conferência, artigo de divulgação, artigo científico) que está sendo observado.” (ANDRADE, s/d, p. 50)
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás