Relacione algumas semelhanças e diferenças entre as noções de "estado de natureza" e "contrato social" em Hobbes , Locke e Rousseau ?
Respostas
Eles divergem quanto ao estado de natureza, dentre outros aspectos. Para Locke, o estado de natureza não permitia a total fruição dos direitos fundamentais e naturais do homem - a vida, a liberdade e a propriedade, devido a falta de segurança e a disputa, o Estado surgiu para assegurar a manutenção desses direitos e foi acordado entre os indivíduos. Para Hobbes, em seu estado de natureza, o homem era "lobo do homem", prevalecendo a guerra de todos contra todos, o estado inaugurou a trégua ao concentrar todo o poder em suas mãos, sendo que cada indivíduo abdicou de sua liberdade em prol da própria segurança. Para Rousseau, o homem era bom em seu estado de natureza, mas com a criação da propriedade privada houve o estabelecimento da cobiça e disputa, o estado surgiu a fim de apaziguar esse conflito, mas para esse filósofo o poder pertence ao povo, que deve ser representado por meio de seus governantes, fugindo da ideia de um estado absolutista como o de Hobbes.
São semelhanças entre estas noções entre os três autores o fato de partirem de uma concepção "naturalista" da humanidade (concebem que existe algum tipo de natureza humana), conceberem este contrato como benéfico para o corpo social e por reconhecem nesta suposta "natureza humana" alguns elementos básicos para a construção política.
Diferem, contudo, no modo como entendem todas estas coisas básicas que os unem: para Hobbes, por exemplo, em estado de natureza os homens são profundamente infelizes, atacam uns aos outros, e cabe ao Monarca - que seria escolhido por meio de algo que se assemelha a um Contrato Social - impor, por meio da violência se necessário, a ordem.
Já para Rousseau é a própria sociedade que torna os homens infelizes, sendo o Estado de Natureza feliz, de modo que o Contrato Social - que seria construído pela concórdia e acordos pacíficos entre os homens - uma forma de recuperar, e não se afastar, desde "estado inicial".
Locke, por sua vez, concebe a natureza humana não como uma espécie de "realidade anterior", mas uma estrutura formal, dotada de princípios básicos que deveriam guiar os "homens esclarecidos" na construção de um modelo republicano - o que o diferencia de Hobbes - e que considera a propriedade privada como um direito fundamental - o que o diferencia de Rousseau.