Respostas
Sua obra recebeu severas críticas, de historiadores modernos, que buscam em seus textos o elemento religioso como se quisessem expô-lo ao ridículo.
Esquecem estes críticos que Heródoto viveu antes da era cristã, quando cada cidade, cada país, tinha seus deuses e tudo de bom e de mal que acontecia, era atribuído à inveja ou à ira, ou à magnanimidade divinas.
Autor da primeira grande narrativa histórica abordou aspectos sociais e culturais dos povos gregos, persas, egípcios, citas, Lídios, babilônios, macedônios, amazonas etc. Pesquisou sobre os costumes desses povos, analisou sua história e se preocupou em registrar os fatos contados pelas pessoas que faziam parte desses povos
A história sempre foi passada de pai para filhos através da oralidade, muitas histórias também foram registradas através de poemas ou lendas e Heródoto foi o primeiro a pesquisar e a registrar esses relatos, sendo a primeira vez que um historiador buscava no passado elementos que pudessem explicar o contexto do presente (nesse caso, o mundo grego do século 5 antes de Cristo). Assim Heródoto fez a diferença nos dias de hoje, é através dele que tivemos conhecimento da primeira grande descrição do mundo antigo, contribuindo para o nosso conhecimento da civilização grega clássica.