TEMA 2 - Segregação Social e Racismo“O poder é branco e a fatia obtida pelo negro é branqueadora.” - (Gilberto Passos Gil Moreira)Como descrever essa afirmação com minhas palavras sobre o que entendi ?
Respostas
Ao retratar o preconceito e o sofrimento do negro, esse poema vem passar uma vivência cotidiana que se aproxima da realidade.
A escravidão ainda se faz presente em nossa sociedade. Embora a opressão se manifeste de outras formas, ela ainda se manifesta contra boa parte da população negra. Como o título diz, Todo camburão tem um pouco de Navio Negreiro. Se todo camburão tem um pouco do navio negreiro, entendemos que o carro de polícia onde transporta os presos ou detidos em sua maioria, são negros.
Se no passado eram trazidos pelos navios negreiros vindos da África, hoje são levados em camburões para celas lotadas, muitas vezes sem direito a defesa e com a mesma mordaça do tronco, apenas por ter nascido negro. Na musica retrata o passado e o presente quando o verso diz “quem segurava com força a chibata agora usa farda”, podemos ver que só mudaram de profissão, mas os papeis continuaram na mesmo posição. Na letra da musica Os policiais usam a expressão “documentos, por favor.” para abordar as pessoas. Porém essas pessoas não se sentem respeitadas por fato de serem tratadas de forma diferente, só por serrem de diferentes níveis sociais ou raciais. Ainda hoje o negro sofre com o preconceito e a violência, pois se livrou-se da senzala, mas não se livrou-se do analfabetismo, da favela, da baixa renda, do desemprego e da falta de oportunidades.