• Matéria: Português
  • Autor: alessbrain98
  • Perguntado 9 anos atrás

Leia o texto a seguir para responder à questão: Papos - Me disseram... - Disseram-me. - Hein? - O correto é "disseram-me". Não "me disseram". - Eu falo como quero. E te digo mais... Ou é "digo-te"? - O quê? - Digo-te que você... - O "te" e o "você" não combinam. - Lhe digo? - Também não. O que você ia me dizer? - Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. E que eu vou te partir a cara. Lhe partir a cara. Partir a sua cara. Como é que se diz? - Partir-te a cara. - Pois é. Parti-la hei de, se você não parar de me corrigir. Ou corrigir-me. - É para o seu bem. - Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo como bem entender. Mais uma correção e eu... - O quê? - O mato. - Que mato? - Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem? - Pois esqueça - o e pára - te. Pronome no lugar certo é elitismo! - Se você prefere falar errado... - Falo como todo mundo fala. O importante é me entenderem. Ou entenderem - me? - No caso... não sei. - Ah, não sabe? Não o sabes? Sabes - lo não? - Esquece. - Não. Como "esquece"? Você prefere falar errado? E o certo é "esquece" ou"esqueça"? Ilumine - me. Me diga. Ensines-lo-me, vamos. - Depende. - Depende. Perfeito. Não o sabes. Ensinar-me-lo-ias se o soubesses, mas não sabes-o. - Está bem, está bem. Desculpe. Fale como quiser. - Agradeço-lhe a permissão para falar errado que mas dás. Mas não posso mais dizer-lo-te o que dizer-te-ia. - Por quê? - Porque, com todo este papo, esqueci-lo. Luís Fernando Veríssimo VERISSIMO, Luís Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 65. (Fragmento) Disponível em: . Acesso em: 29 nov. 2015. Levando-se em consideração o contexto e o diálogo apresentados na crônica, Escolha uma: a. a norma culta é valorizada pelos personagens que discutem sobre o uso dos pronomes. b. o domínio da modalidade formal da língua, de acordo com um dos personagens, torna o discurso pedante. c. os dois personagens dominam as regras relativas aos usos dos pronomes oblíquos na comunicação. d. a liberdade no uso dos pronomes, de acordo com os dois personagens, pode interferir na comunicação. e. o registro formal da língua pode demarcar posições sociais em função de seu uso e emprego adequado.

Respostas

respondido por: Liziamarcia
140
Resposta correta letra E

O registro formal da língua pode demarcar posições sociais em função de seu uso e emprego adequado .

Justificativa -->>em diferentes contextos sociais e de comunicação exige -se um tipo diferente de linguagem , com pessoas em contextos profissionais ou acadêmicos usamos uma linguagem mais cuidadosa .
respondido por: brendaisis
35

A afirmativa correta é a letra e. e. o registro formal da língua pode demarcar posições sociais em função de seu uso e emprego adequado.

Isso porque em cada situação vivenciada um tipo de fala e uso da linguagem deve ser empregado, que possa da melhor forma possível se adequar ao momento de fala, ao meio em que a fala está inserida e principalmente, aos participantes da conversa. Logo, a língua deve ser mutável e realizar adequações diante da situação vivida.

casos em que a situação formal é mais necessária, como um encontro entre pessoas no ambiente de trabalho. Há casos que a situação informal é mais solicitada, como um encontro entre amigos. Assim, a comunicação flui de forma mais facilitada.

Perguntas similares