"O negro não só é trabalhador dos campos, mas também o mecânico, não só racha a lenha e vai buscar água, mas também, com a habilidade de suas mãos, contribui para fabricar os luxos da vida civilizada. O brasileiro usa-o em todas as ocasiões e de todos os modos possíveis..."
Com relação à utilização do trabalho escravo na economia brasileira do século XIX, é correto afirmar:
a-( ) com a independência de 1822, a sociedade escravista se modificou profundamente, abrindo espaços para uma produção industrial voltada para o mercado interno.
b-( ) a utilização do negro africano na economia colonial brasileira gerou um grande conflito entre os vários proprietários de terras que mantinham o monopólio de utilização do braço indígena.
c-( ) devido a sua indolência e incapacidade física, o índio brasileiro não se adaptou ao trabalho escravo.
d-( ) a utilização de ferramentas e máquinas foi muito restrita na sociedade escravista; com isso, o escravo negro foi o elemento principal de toda a atividade produtiva colonial
e-( ) a abolição da escravidão, em 1888, deve-se principalmente à resistência dos escravos nos quilombos e às idéias abolicionistas dos setores mercantis.
Respostas
respondido por:
106
Letra D - a utilização de ferramentas e máquinas foi muito restrita na sociedade escravista; com isso, o escravo negro foi o elemento principal de toda a atividade produtiva colonial.
respondido por:
103
A é falsa, o Brasil só começaria a se industrializar, de fato, no século XX.
B é falsa, a introdução e o uso da mão de obra escrava negra foram "conquistas políticas" dos latifundiários brasileiros.
C é falsa, o índio "não se adaptou" ao trabalho escravo pois conhecia muito bem o território e poderia, com facilidade, escapar, o que era contrário aos interesses dos escravagistas.
D é verdadeira, de modo que a mão de obra barata dos escravizados negros eram a principal fonte de lucro e produção de riquezas no Brasil Colonial.
E é falsa, deu-se principalmente às pressões internacionais.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás