• Matéria: História
  • Autor: Julyanne2000
  • Perguntado 8 anos atrás

pessoal eu estou fazendo um trabalho de histiria e eu preciso sabre sobre esse tema Povos da Bacia do Congo

Respostas

respondido por: gabrielthot
1

Na África Subsariana, ser iniciado implica ter seguido, em condições difíceis, uma formação específica reservada a uma categoria de indivíduos. Na região da bacia do Congo, há obras de arte excepcionais relacionadas com esta prática: máscaras, colares, brincos, cadeiras esculpidas, instrumentos musicais estranhos...

 

Os ritos de iniciação em África são muito importantes. Marcam a passagem para a idade adulta. Através deles, os adolescentes tornam-se homens ou ficam habilitados com poder. 

Embora os rituais difiram de região para região, o percurso iniciático é geralmente o mesmo: a entrada no bosque sagrado, o isolamento, as escarificações (acto de produzir cicatrizes no corpo através de instrumentos cortantes), por vezes cerimónias de morte simbólica, e o retorno à comunidade, enriquecido com um novo poder. 

Os amantes europeus destas temáticas podem apreciar peças de arte associadas aos rituais de iniciação no Museu Dapper, de Paris, e no Museu Real da África Central, na Bélgica, que é um dos mais ricos do mundo. As obras expostas ali foram recolhidas no final do século xix e início do século xx, quando os colonos foram obrigados por decreto real a levar objectos das colónias para a metrópole. 

O plano da exposição e a diversidade das peças expostas ajudam a compreender os ritos de iniciação. Estas práticas tradicionais cobriam um amplo espectro, que ia além do ritual de passagem. Havia outros ritos iniciáticos, muito diversificados, próprios de cada comunidade, que permitiam às pessoas que os solicitavam adquirir conhecimentos terapêuticos, políticos, religiosos ou esotéricos, e ascender progressivamente na hierarquia das numerosas sociedades secretas presentes na bacia do Congo.


Julyanne2000: Muito obrigado <3
Perguntas similares