Será que existe um limite de profundidade para podermos mergulhar no mar ou na piscina sem nenhum perigo?
Para responder a essa questão, primeiramente você deve saber que nosso corpo pode suportar uma pressão máxima de 4 atm (4.10^5 N/m^2) - o sinal "^" quer dizer "elevado a" (indica potência) - e que quando mergulhamos, estamos submetidos à pressão do líquido e à pressão atmosférica do ar que se encontra sobre a água. Desse modo a pressão total ou pressão absoluta a que o mergulhador estará submetido a uma profundidade de "h" metros será: p(total) = p(atmosférica) + p(líquido). Considerando que o mergulho ocorra à nível do mar, em que p(atmosférica) = 1.10^5 N/m^2, que a densidade da água d(água) = 1.10^3 kg/m^2 e g= 10m/s^2, determine:
(a) Qual a profundidade máxima (h) que um mergulhador, sem equipamentos especiais, suportaria? Justifique com cálculos. O livro texto de vocês traz a expressão para o cálculo da pressão de um líquido.
(b) Pesquise que equipamentos e/ou procedimentos serão necessários caso o mergulhador necessite atingir profundidades abaixo de "h"?
Respostas
respondido por:
1
Informações necessárias:
P líquido = 1g/cm² = 1x10³ kg/m³
P atm = 1 atm = 1x10^5 N/m²
Aceleração da gravidade vale: g = 10m/s²
a) P total = P atm + P líquido
P total = P atm + pgh
h = P líquido - P atm / pg
h = 30m
Ou seja, 30 metros é o limite para que um mergulho seja seguro, pois conforme a profundidade aumenta a pressão se torna cada vez maior, provocando a diminuição do volume de ar nas cavidades do corpo.
b) Para um mergulho seguro, é necessário o uso de:
Snorkel;
Cilindro;
Máscara de mergulho;
Roupas isolantes;
Faça de mergulho;
Cinto de lastro;
Nadadeiras;
Colete equilibrador;
Lanterna...
Perguntas similares
9 anos atrás