As contradições presentes no processo de produção do espaço urbano brasileiro são muitas. Dentre os seus efeitos mais visíveis, podemos citar:
I. A falta de moradia e favelização
II. A ausência de mobilidade urbana
III. Os elevados índices de violência
IV.A baixa especulação imobiliária
V. A pequena procura por transportes de massa
Estão corretas as afirmativas?
a)I,II e IV
b)II,III e V
c)I,II e III
d)III,IV e V
e)I,IV e V
Respostas
Resposta: Letra C
Explicação: – Verdadeiro – Uma das contradições mais visíveis nas cidades brasileiras é a falta de moradia, com o aumento de ocupações irregulares e favelas.
II – Verdadeiro – A falta de mobilidade é fruto do crescimento rápido e desordenado, que dificulta a instalação de infraestruturas que beneficiem os deslocamentos.
III – Verdadeiro – A grande violência nos centros urbanos é um dos problemas mais graves vivenciados no Brasil e expressa-se mais fortemente nas áreas periféricas.
IV – Falso – A especulação imobiliária nas cidades brasileiras é muito alta, o que eleva o preço dos solos e dificulta a posse de terras e propriedades pelas famílias de baixa renda.
V. – Falso – A procura de transportes de massa nas cidades é muito grande, em razão da elevada necessidade de deslocamento.
Sobre o processo de produção do espaço urbano brasileiro, a resposta é ALTERNATIVA C.
Na zona urbana, há uma série de antagonias que impossibilitam que o ser humano viva bem e consiga progredir, são elas: pouca residência, a violência e a ínfima mobilização por parte da população.
O processo de favelização acontece porque o capitalismo, tido como um desenvolvimento obtido por meio do capital em grande quantidade e sua alta produção, é o principal fator para fundar a segregação nos espaços das classes sociais.
Enquanto o proletariado vive se modo subalterno, marginal e à mercê dos benefícios potencializados pelo capital, o capitalista incentiva e ratifica a segregação, isto é, a disparidade entre as classes, por intermédios de discursos fajutos e que elevam a desigualdade social.
Assim, a violência é consequência do processo de desigualdade social, pois os mais pobres são oprimidos e os mais ricos, favorecidos. Necessita-se que haja intervenção estatal e maior mobilização por parte da classe mais pobre.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/892513