• Matéria: Filosofia
  • Autor: morango99
  • Perguntado 9 anos atrás

segundo a lei dos tres estados, conceito fundamental na obra de auguste comte, a evoluçao das concepçoes intelectuais da humanidade percorreu três estados teoricos distintos e consecutivos a saber:

Respostas

respondido por: karinaficher
237
Lei dos Três Estados de Comte diz respeito a períodos da história humana nos quais prevaleceram determinadas concepções intelectuais. Assim, o primeiro estado foi o teológico, no qual deus (ou deuses) está em tudo e tudoacontece por vontade dele. Segue, então, o estado metafísico, que substitui a crença em deuses por princípios abstratos, mas que dão qualidades antropomórficas a fenômenos da natureza. O estado positivo, por fim, é aquele baseado em leis naturais, que permitem conhecer os fenômenos e prevê-los.
respondido por: EduardoPLopes
162

Segundo a Lei dos Três Estados, a humanidade evoluiu, neste sentido, do Estágio Teológico para o Estado Metafísico e do Estado Metafísico para o Estado Positivo, sendo o Estado Positivo o "fim" da História e o triunfo da Razão sobre a Superstição.

Para Comte todas as sociedades, em essência, estariam "fadadas" a, se cumprissem com os requisitos básicos, "passar" de um estágio para outro, sendo a crença religiosa (e o mito) a base do primeiro estágio, a filosofia a base do segundo (sendo a filosofia, de acordo com os positivistas, responsável por fazer a transição da superstição para a razão) e a ciência objetiva a base do terceiro estágio, de modo que defendiam a ciência como maior conquista do espírito humano e a religião como algo que deveria ser sistematicamente superado.

Estas teorias são hoje pouco acreditas no âmbito das Ciências Humanas e, em grande parte, caíram em desuso.

Mais sobre Comte em:

https://brainly.com.br/tarefa/18875039

Anexos:
Perguntas similares