• Matéria: Química
  • Autor: mahcumbeira
  • Perguntado 8 anos atrás

possibilidade de divisão em partes menores

Respostas

respondido por: pil2016
6
Há duas correntes de pensamento sobre isso:

1- Os elétrons (e-), os pósitrons (e+), os fótons (hv) e os neutrinos (v), seriam as menores partículas do universo. A física atual vai até o neutrino, algumas pessoas dizem que ele é 250.000 vezes menor que o elétron, outras dizem que ele é 1.000.000 de vezes menor que o elétron, isto é, quanto menor for uma partícula, mais difícil é ver a mesma através dos nossos melhores aparelhos e, sendo assim, fica difícil medir o tamanho das mesmas com precisão, até mesmo porque todas as partículas pulsam;

2- O átomo seria um "fractal divisível ao infinito", isto é, por mais que você o divida, ele sempre se partirá em partículas menores. Quando alguma coisa é divisível ao infinito o que nos interessa é como se dá essa divisão, se é de 3 em 3 partículas, ou de 4 em 4 partículas, porque, então, já sabemos que a divisão é infinita. Essa é uma teoria do internauta "Dandolo Bagetti", ele tem uma página que fala de física do futuro.

Fica muito difícil saber qual das duas premissas é a verdadeira, se bem que eu acredito mais na última, porque pode haver no universo partículas ainda menores que os neutrinos, só que os nossos melhores e mais perfeitos instrumentos não conseguem detectá-las!

Para saber mais sobre o átomo, recomendaria a leitura do livro "O Átomo", Dr. Fritz Kahn, que você pode encontrar em sebos virtuais!

Um Abraço!

Pierre
Perguntas similares