• Matéria: Sociologia
  • Autor: Gabrielfelipe05
  • Perguntado 9 anos atrás

Tema

Sobre as relações de poder economico e politico que definem a Estraticação Social de alguns modelos de sociedade: " Existem sociedades em que os indivíduos nascem numa camada social maus baixa e podem alcançar, com o decorrer do tempo, uma posição social mais elevada. No entanto, existem sociedades em que, o mesmo usando de toda a sua capacidade e todo os seus esforços, o indivíduo não consegue alcançar uma posição social mais elevada."

PERGUNTA
1) Com base no tema proposto e nos seus conhecimentos, caracterize, resumidamente, a estratificação social presente nas sociedade de ESTAMENTOS ou ORDENS.

2) Por que dizemos que só é possivel, em sentido restrito, entender a sociedade dividida em classes sociais a partir do capitalismo e das revoluções democráticas burgueses ?

Respostas

respondido por: Anônimo
4
1. A estratificação social nas sociedades de estamentos é separada em camadas sociais rígidas com uma hierarquia pré-concebida pela tradição, mas com possibilidade de mobilidade social pelo reconhecimento de uma autoridade legítima. Nesse sentido, a mobilidade social depende de uma terceira pessoa.
Já nas sociedades
2. Pois antes destas revoluções, as sociedades viam as diferenças de estratificação como algo natural, suas posições eram aceitas e dadas pela tradição. Com as revoluções francesas, seguidas pelas ideologias do Iluminismo, a sociedade passou a ver a si mesma como um sistema de social moldável, portanto, um sistema não natural, permitindo assim, enxergar melhor a divisão das classes sociais.
respondido por: emilipnetto
2

Resposta:

olha a imagem

Explicação:

e

s

ss

s

ss

s

Anexos:
Perguntas similares