• Matéria: Sociologia
  • Autor: L101010
  • Perguntado 8 anos atrás

Explique os conceitos de fetichismo da mercadoria e alienação , segundo Karl Max usando exemplos do filme
No filme "Tempos Mordenos" (Charles Chapin)

Respostas

respondido por: JosCristina
8
Marx em sua obra máxima intitulada “O Capital”, nota que a mercadoria (manufatura) quando finalizada, não mantinha o seu valor real de venda, que segundo ele era determinado pela quantidade de trabalho materializado no artigo, mas sim, que esta, por sua vez adquiria uma valoração de venda irreal e infundada, como se não fosse fruto do trabalho humano e nem pudesse ser mensurado, o que ele queria denunciar com isto é que a mercadoria parecia perder sua relação com o trabalho e ganhava vida própria.

Karl Marx denomina este fenômeno como sendo um “Fetiche da mercadoria” onde no filme consistente no ato de idolatrar determinados objetos por parte da burguesia. O dinheiro é o maior fetiche burguês, mas, acima de tudo, do sistema capitalista que, segundo o pensamento marxista, ilude as pessoas de possuir tudo que aspiram materialmente. O que importa não é o sentimento ou a consciência, mas sim o que o sujeito detém.

Alienação: O indivíduo alienado é aquele que se submete aos valores e instituições que o cerca. Submete-se cegamente sem haver um questionamento. Seria um problema de legitimidade do controle social, um problema de poder. No filme se evidencia a partir do momento que a mercadoria fabricada se torna alheia ao sujeito produtor, isto é, o trabalhador não se identifica com o item criado, sem necessidade de possuir conhecimento do funcionamento da indústria inteira, se quer com o produto final. Já citado por Marx: “... A produção é totalmente coletiva, necessitando de vários funcionários na obtenção de um produto, mas nenhum deles dominando todo processo”
Perguntas similares