• Matéria: Sociologia
  • Autor: jucaght
  • Perguntado 9 anos atrás

Explique o processo de estratificação social das sociedades modernas na visao marxista

Respostas

respondido por: Anônimo
4
Para Marx, a divisão das classes sociais se deu pelo fenômeno da Acumulação Primitiva, que foi a acumulação de riquezas(terras, máquinas e ferramentas) por um grupo seleto de pessoas, o processo que aconteceu graças a dois polos opostos de grupos durante entre os séculos XVI e XVIII. 
O primeiro grupo, derivou diretamente do mercantilismo, conseguiu ganhar status através do comércio de escravos e da compra de terras da igreja por baixos preços, conseguiram controlar as comunas e terras camponesas transformando em propriedades privadas. Com o tempo, esse grupo passou a ser a burguesia, que era um pequeno grupo com muitas riquezas. 

O segundo grupo, foi o de "trabalhadores livres", que são pessoas que não possuem nada além da sua força de trabalho como moeda de troca. Eles surgiram após o crescimento do primeiro grupo, e com as políticas "anti-vadiagem" que vinham crescendo na Europa do século XVII e XVIII.

Esses dois grupos, com o passar do tempo foram cada vez mais ficando em polos opostos, e um dependente do outro, gerando uma estratificação social nova, a estratificação social do capitalismo formado por duas classes, a que detém os meios de produção, e a que só possui sua força de trabalho.

Perguntas similares