Conforme a teoria de John Langshaw Austin (1911-1960), ato de fala refere-se a toda ação que é realizada por meio do dizer (jurar, convidar, agradar, ameaçar etc). Para Austin, sempre que uma pessoa realiza uma ação pela fala, ela pratica simultaneamente três ações: um ato locucionário, um ato ilocucionário e um ato perlocucionário. A partir da explicação desses três atos, leia as situações apresentadas, avalie as alternativas que as seguem e assinale a falsa:
- Ato locucionário: consiste na produção de um enunciado de acordo com as regras gramaticais da língua.
- Ato ilocucionário: no momento em que se enuncia a frase, realiza-se determinado ato (ameaça, promessa, batizado etc.), é o ato que se realiza na linguagem.
- Ato perlocucionário: é a consequência do ato em relação aos sentimentos, pensamentos e ações do interlocutor, refere-se ao efeito sobre o outro. Ao enunciar uma frase, o resultado/efeito no interlocutor pode ser de ameaça, agrado, desagrado, surpresa, intimidação, persuasão, sedução, susto etc.
SITUAÇÃO 1: “Vamos começar a aula?” - pergunta o professor.
SITUAÇÃO 2: O Rei Inglês Henrique II, em uma conversa disse: “Quem vai me livrar deste padre intrometido?“, alguns soldados ouviram e mataram o tal padre.
SITUAÇÃO 3: "Quem fala demais não faz".
SITUAÇÃO 4: “Menina, fale menos e aja mais" – a gerente fala para sua subordinada.
ALTERNATIVAS
Os enunciados entre aspas das situações 1, 2 e 4 são atos locucionários, visto que obedecem às regras gramaticais da língua portuguesa e ocorrem em um contexto significativo para produzir uma ação.
As situações 1, 2 e 4 trazem atos ilocucionários, na medida em que o dizer realiza ações: na situação 1, indiretamente, o professor pede silêncio aos alunos; na situação 2, o rei cobra uma atitude dos soldados em relação a seu opositor; na situação 4, a gerente adverte a funcionária.
O ato perlocucionário da situação 4 pode ser de constrangimento da subordinada.
Em seu significado, o provérbio da situação 3 indica compatibilidade à teoria dos atos de fala.
Na situação 2, o ato ilocucionário foi um pedido, uma ordem. O efeito perlocucionário foi desastroso: os soldados se sentiram estimulados a matar.
Respostas
respondido por:
2
Acho que é a alternativa A - Os enunciados entre aspas das situações 1, 2 e 4 são atos locucionários, visto que obedecem às regras gramaticais da língua portuguesa e ocorrem em um contexto significativo para produzir uma ação.
MeireGeanne2:
Essa é correta assinale a falsa.
respondido por:
4
A alternativa falsa é a D. Em seu significado, o provérbio...
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás