02) Para Hobbes (1588-1679), o homem reconhece a necessidade de renunciar ao seu direito sobre todas as coisas em favor de um "contrato". Isso implica também na abdicação de sua vontade em favor de "um homem ou assembleia de homens, como representantes" da sua pessoa. Assim para Hobbes o contrato social se justifica porque: a) a situação dos homens, entregues a si próprios, é de segurança, de estabilidade e de felicidade, graças a esta organização primitiva, os homens vivem sempre em paz e harmonia. b) as disputas são importantes para o desenvolvimento da indústria, da agricultura, da ciência, da navegação, enfim, é ela a responsável pelas comodidades e por todo o bem-estar dos homens. c) os interesses egoístas predominam entre os homens, a ponto de cada indivíduo representar um perigo eminente aos outros indivíduos, de modo que o homem se torna o lobo do próprio homem. d) o homem é sociável por natureza e, por meio dela, é levado a fundar um estado social pautado pela autoridade política, abdicando dos seus direitos em favor de um corpo político.
Respostas
respondido por:
15
Alternativa C é a correta.
respondido por:
14
Sobre Hobbes e o contrato social:
C) os interesses egoístas predominam entre os homens, a ponto de cada indivíduo representar um perigo eminente aos outros indivíduos, de modo que o homem se torna o lobo do próprio homem.
Para Hobbes, o comportamento humano na inexistência do Estado civil, no denominado estado de natureza, os homens estão constantemente dispostos a agirem em função da obtenção do bem apenas para si. O outro indivíduo é visto como inimigo. Considerando que cada qual naturalmente possui direito a todas as coisas, vive-se em perpétuo conflito de interesses interpessoais, levando a pressupor que o homem é naturalmente um animal malevolente.
Bons estudos!
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás