Alberto Caeiro
IX - Sou um guardador de rebanhos.
IX
Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.
Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido.
Por isso quando num dia de calor
Me sinto triste de gozá-lo tanto,
E me deito ao comprido na erva,
E fecho os olhos quentes,
Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
Sei a verdade e sou feliz.
1- O eu lirico do texto se diz um "guardador de rebanhos". No entanto ele não arrebanha bois nem ovelhas. O que ele arrebanha?
2- Destaque um ou mais versos do texto que ilustrem a atitude de substituir o racionalismo pelo sensacionalismo cultivada pelo eu lírico.
3- Releia os dois últimos versos do poema. O que é para o eu lírico,
a) A realidade?
b)A verdade?
c)A felicidade?
4- Como se vê no poem lido, a produção de Alberto Caeiro tende à simplicidade de ideias. Observe agora o poema no plano da expressão, isto é, a estrofação, a métrica dos versos, o vocabulário, o ritmo, a sonoridade em geral, etc. Forma e conteúdo estão em harmonia ou não? Justifique.
Respostas
2-) o eu LIRICO cultiva sensações dos 5sentidos nos versos 4 ;5 ; e 6 -->
"Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca."
"Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido."
3-)os dois últimos versos do poema o eu- lírico consegue realizar algo impossível : UNIR o PENSAR ao SENTIR quando ele diz : " pensar uma flor é vê-la e cheirá-la " é " SINTO TODO O MEU CORPO DEITADO NA REALIDADE SEI A VERDADE É SOU FELIZ "
4-)0 poema está em harmonia , ele é constituído por três estrofes , de duas sextilhas e um dístico ; possui versos brancos ; e. Eu LIRICO se assume como " um guardador de rebanhos "---> metáfora
1-) Os "rebanhos" são apresentados como as sensações para a vida do indivíduo, ou seja, a base desse "pasto" está nesses sentimentos, onde o olhar desse pastor não é direcionado para os bois por exemplo, mas para a forma como sua base sentimental é criada.
Como o Eu lírico apresenta essas ideias?
O Eu lírico é a voz que elucida a poesia, e, a partir dele, nós, enquanto receptores do conteúdo, podemos entender suas sensações, desejos, vontades, frustrações, que são elencadas pelo autor justamente com o intuito de despertar sentimentos e sensações.
Como podemos observar as emoções?
https://brainly.com.br/tarefa/52629886
2-) A transmissão que o Eu lírico utiliza para explicar as sensações, está nas bases dos versos 4, 5 e 6, onde podemos observar:
"Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca."
"Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido."
Como o Eu lírico apresenta esse ponto de vista?
O Eu lírico dialoga sobre um processo de criação de um rebanho, onde temos neste caso as sensações, caminhando a uma direção específica, onde as bases são sólidas se dão a partir dos sentimentos, inteligências emocionais, e a forma dos rebanhos, a partir da utilização da metáfora.
Como notamos a construção da linguagem poética?
https://brainly.com.br/tarefa/21266450
3-) Os dois últimos versos do poema apresentam uma base junto do Eu lírico, a partir das bases de união, pensamento, sentimento, através da metáfora: "pensar uma flor é vê-la e cheirá-la..." assim, a realidade se dá a partir das verdades e e das realidades diferentes.
Como o Eu lírico nota a realidade?
A partir da sensação que ele de fato sente, a verdade, como o cheiro dessa flor que ele tocou e a felicidade como parte desse conjunto de realidades, a partir das verdades e das formas diferentes em cada um desses aspectos.
Mais sobre o uso da literatura:
https://brainly.com.br/tarefa/14185453
4-) A forma da poesia, apresentada em harmonia, é construída a partir de estrofes, como uma estrutura a partir da sextilha e um dístico, e, o Eu Lírico se mostra como um guardador de rebanhos, sendo esse seu dilema básico.
Como notamos a estrutura poética?
Os poemas tem grande contribuição para a sociedade que vivemos hoje, a literatura faz parte do nosso cotidiano.
Por fim, dentre os esquemas de rimas que existem podemos citar: o de rimas opostas, o de rimas emparelhadas, o de rimas alternadas, o de rimas encadeadas, entre outros esquemas mais complexos.
Mais sobre a literatura de cordel:
https://brainly.com.br/tarefa/15215282
#SPJ3