• Matéria: Geografia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 9 anos atrás

Diferencie os conceitos de desemprego conjuntural e estrutural.por favor me ajudem

Respostas

respondido por: bbiah1
5
Desemprego estrutural:

É resultante da modernização do processo produtivo, tendo relação com as novas formas de organização do trabalho. São novas técnicas inovadoras da tecnologia. É a substituição do homem pelas máquinas, que podem fazer o trabalho duas vezes mais rápido e aumentam a produção.

Exemplos: mecanização do campo e automação industrial, ou seja, a substituição do homem pela máquina.
...,................

Já o desemprego conjuntural é o reflexo de uma instabilidade econômica. Como por exemplo quando as empresas estão em crise e toda a sociedade fica em crise também.

Exemplos: na indústria, no início da década de 1990, a abertura da economia à entrada de veículos importados, que, em virtude do aumento da concorrência, ocasionou uma adaptação dos modos de produção das montadoras aqui instaladas às exigências do mundo globalizado; na atividade agropecuária, variações climáticas (seca prolongada, chuvas intensas, ocorrência de geadas), ou mesmo a proliferação de doenças que afetaram o gado bovino (febre aftosa), provocando elevadas taxas de demissão nos frigoríficos.
..
boa sorte . ;-;
respondido por: BoxingPathfinder
20
Desemprego conjuntural: é apenas uma situação temporária, acontece quando um país ou uma região está com um problema econômico. por causa disso, ocorre um abalo nos setores primário, secundário e terciário.

Desemprego estrutural: os mais prejudicados são os trabalhadores com menos qualificação pelas inovações na agricultura, na indústria, no comércio e nas prestações de serviço.

Espero ter-lhe ajudado!!!
Perguntas similares