já no seculo xiv a.c os fenicios, excelentes marinheiros, destinavam o monopólio do comércio de esoeciarias no mediterrâneo, a t5al ponto que elas foram chamadas de mercadorias fenícias.(...) as especiarias partiam de roma provenientes do egito, no início do século ll a.c (...)a cozinha medieval usava carnes em excesso, e tanto para conservá-las como para dissimular seu gosto, quando em princípio de decomposição, apelava obrigatoriamente para especiarias(...). os cruzados apaixonaram-se pelas especiarias por volta do seculo xl, quando chegaram a terra santa(...) (camargo moro), fernanda de. veneza: o encontro do oriente com ocidente. rio de janeiro: record, 2003,p.37-53.) a busca de esoeciarias nao ocorreu apenas na antiguidade e na idade média no início da idade moderna, foi um dos motivos da: a) busca de novas rotas para as índias b)exploração do litoral do pacífico na américa c) intensificação do comércio no mediterraneo d decadência das cidadedes italianasa
Respostas
As alternativas completas da questão são:
a) exploração do litoral do Pacífico na América.
b) intensificação do comércio no Mediterrâneo.
c) decadência das cidades italianas.
d) busca de novas rotas para as Índias.
e) hegemonia da frota naval inglesa.
É correta a alternativa D (no caso desta questão, a A)
A disputa pelo lucrativo comércio das especiarias, que até então eram um monopólio mercantil dos povos árabes, fez com que rotas alternativas para as Índias (estabelecidas por vias marítimas) fossem buscadas.
Isto permitiria que os europeus negociassem diretamente com os comerciantes asiáticos, obtendo bons acordos comerciais, que eram lucrativos para ambas as partes, no comércio da seda, da prata, da canela, cravo e tudo o mais que era abundante nas Índias e muito raro na Europa.