• Matéria: Física
  • Autor: jessicamayara1
  • Perguntado 9 anos atrás

8) No livro Uma nova história do tempo, stephen Hawking e Leonard Mlodinow afirmam: “Qualquer teoria física é sempre provisória, no sentido de ser apenas uma hipótese: nunca é possível prová-la. Não importa quantas vezes os resultados dos experimentos estejam de acordo com alguma teoria. Por outro lado, você pode desacreditar uma teoria encontrando uma única observação que seja discordante das previsões da teoria. Como enfatizou o filósofo da ciência Karl Popper, uma boa teoria é caracterizada pelo fato de fazer várias previsões que, em princípio, poderiam ser resultadas ou invalidadas pela observação. A cada vez que se observa que novos experimentos são concordantes com as previsões, a teoria sobrevive e aumenta a nossa confiança nela; porém, se algum dia for comprovado que uma nova observação é discordante, precisaremos abandonar ou modificar a teoria”. Stephen Hawking e Leonard Mlodinow. Uma nova história do tempo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005. No texto anterior, os autores estão se referindo ao indutivismo ou ao falsificacionismo? Redija um texto sobre a ideia filosófica que está representada no texto do autor

Respostas

respondido por: earthed
9
Os autores estão se referindo ao indutivismo.
Isso se comprova pelo simples fato de que uma "Teoria" é tudo aquilo que representa uma suposição do que pode ser verdade, e são elas sempre provisórias, até que chegue à alguma conclusão estudada, acompanhadas de comprovações científicas de alguma idéia divergente.
A teoria se baseia pelo fato de que não são verdades absolutas, e devem sim ser seguidas por quem se sente esclarecido por ela.
A teoria é, como um todo, a representação de um ciclo evolutivo da nossa sociedade. Onde nos mostra nossa evolução cultural e do pensar, para encontrar respostas.
O indutivismo representa bem as teorias pois indutividade e suposição caminham juntos com o mesmo propósito.

Espero ter ajudado!
Abraços.
Perguntas similares