• Matéria: Português
  • Autor: 008cu
  • Perguntado 8 anos atrás

Fale sobre três tipos de predicações existentes( predicado: verbal, nominal, verbo-nominal), diferenciando-os e dando 02( dois) exemplo de frases com cada um deles.

Respostas

respondido por: vinnialex
4
PREDICADO VERBAL

O predicado verbal constitui-se de um verbo ou locução verbal que expressa a idéia de ação. Este verbo pode ser transitivo ou intransitivo.

O núcleo do predicado verbal é o verbo (que é chamado de significativo) pois traz em si a idéia de ação.

Ex. Aquele menino brincava com uma pipa.

Sujeito=aquele menino
Núcleo do Suj.=menino
Predicado=brincava com uma pipa
Tipo de pred.=verbal
Núcleo do pred. verbal=brincava

Mais exemplos:
O professor já corrigiu as provas.
O Brasil foi descoberto por Cabral.
O viajante caminhava pela estrada.
A árvore pertence ao mundo da natureza.

PREDICADO NOMINAL

É formado por um verbo de ligação e um predicativo do sujeito.O pred. nominal nos informa algo a respeito do sujeito.Indica um estado ou uma qualidade do sujeito.

O núcleo do pred. nominal é o predicativo do sujeito.

Ex. A prova era difícil.

Sujeito = a prova
Núcleo de sujeito = prova
Predicado = era difícil
Tipo de Predicado = nominal (verbo de ligação + predicativo do sujeito)
Verbo de ligação = era
Predicativo do sujeito = difícil
Núcleo do predicado nominal = difícil.

Mais exemplos:

A criança ficou ferida.
Aquela mulher parece uma criança.

PREDICADO VERBO-NOMINAL

É formado por um verbo significativo (ação) mais o predicativo do sujeito.
O pred. verbo-nominal nos dá 2 informações: ação e estado.
O núcleo do PVN é o verbo e o predicativo (nome).

OBS: como aqui o verbo é de ação, logo o PVN não possui verbo de ligação.

Ex.: A criança brincava distraída.

Sujeito = a criança
Núcleo do sujeito = criança
Predicado = brincava distraída.

Tipo de predicado = verbo-nominal (ação+estado)
Núcleo do predicado = brincava/distraída

Mais ex.
A chuva caía fina.
O dentista voltou sério.


Espero ter te ajudado 


008cu: Muito Obrigada!
respondido por: julioobranquinhohotm
0

Resposta:

Tradicionalmente, distinguimos o predicado de uma oração em três tipos, a depender de que elemento figura como seu núcleo: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal. Essa não é somente uma questão de nomenclatura, é uma classificação importante que leva em conta quem é o predicador de uma dada oração.

O predicador é o grande organizador da oração, aquele termo ao qual se subordinam todos os outros elementos no entorno; é o elemento que determina quantas posições sintáticas será necessário ocupar oração, que tipo de elementos podem ocupar essas posições, se nomes, se pronomes, se verbos etc.

Predicado verbal

Dessa forma, temos que no predicado verbal o núcleo é um verbo significativo, isto é, um verbo que seleciona entre uma e quatro outras posições sintáticas na mesma oração a serem ocupadas por complementos seus para que a oração tenha sentido completo.

Como, por exemplo, “transferir” na oração “Maria transferiu o dinheiro da conta dela para a minha”, é um verbo significativo que prevê quatro posições sintáticas na sua predicação básica, o que significa dizer que esse é um verbo que necessita da presença de mais outros quatro elementos que completem o seu sentido na frase. Ao passo que em “morrer” em “A flor morreu” é um verbo significativo que prevê apenas uma posição sintática, a de sujeito, para completar seu significado.

Predicado nominal

Já o predicado nominal é aquele que tem como núcleo um nome capaz de predicar, de prever outras posições sintáticas na mesma oração para completar o seu significado. Há verbo nesse tipo de oração, mas não são verbos significativos, são verbos de ligação que apenas cumprem o papel de ligar o predicador ao seu referente, ou o predicativo ao seu sujeito. É nominal qualquer predicado em qualquer oração com verbo de ligação, como no exemplo “A prova estava difícil”, em que o nome adjetivo “difícil” é o predicador da oração, é ele o elemento que prevê uma posição sintática a ser ocupada um ente que receberá essa característica, precisa existir algo para ser chamado de difícil; essa posição é a de sujeito, ocupada no exemplo pelo elemento “A prova”. O verbo nessa frase apenas liga sujeito e seu predicativo.

Predicado verbo-nominal

O predicado verbo-nominal é aquele que conta, em seu núcleo, com um verbo significativo e, ao mesmo tempo, com um predicador nominal. A predicação, nesses casos, não vem só de um elemento, mas de ambos, os dois elementos preveem posição sintática na mesma oração para terem seu significado completo. É o caso de “A chuva caía fina” ou “O povo votou consciente”, em que o verbo prevê uma posição de sujeito e um nome adjetivo também a prevê e essa posição é ocupada pelo mesmo elemento em função sintática de sujeito; na primeira frase “A chuva” é sujeito de “caía” e é também sujeito que recebe característica descrita pelo predicador nominal “fina”. Na segunda frase, “O povo” é sujeito de “votou” e é também o elemento que recebe característica descrita pelo predicador nominal “consciente”.

Explicação:

Perguntas similares