Respostas
Mitose é o processo de divisão celular no qual uma célula eucariótica divide os cromossomos em dois conjuntos idênticos de dois núcleos em seu núcleo celular.
Ela é seguida por citocinese, que também divide o núcleo, citoplasma, organelas e membranas celulares em duas células-filhas. Mitose e citocinese juntas formam a mitose (M) fase do ciclo celular.
A seqüência de eventos é dividida em diferentes fases nomeadas como prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase. A mitose ocorre de diferentes formas em diferentes espécies.
Por exemplo, há animais submetidos a um processo de mitose aberta, em que o envelope nuclear divide antes de os cromossomos distintos, enquanto que outros, como os fungos e leveduras sofrem uma mitose fechada na qual os cromossomos dividem dentro de um núcleo celular intacto.
A meiose é um processo de divisão reducional em que o número de cromossomos por célula é dividido por dois. Antes de começar, o DNA da célula original é duplicado durante fase S do ciclo celular.
Meiose separa os cromossomos replicados em quatro gametas ou esporos haplóides. Se ela produz gametas, as células devem fundir durante a fertilização para criar uma nova célula diplóide, ou zigoto.
Em vegetais, a meiose produz esporos que resulta na formação de células haplóides que podem dividir-se vegetativamente sem sofrer fecundação. As diversas fases da meiose são meiose I, prófase I, metáfase I, anáfase I, telófase I e meiose II.
A meiose é necessária para a reprodução sexual e, portanto, ocorre em todos os eucariotos que se reproduzem sexualmente. Meiose não ocorre em bactérias pois elas se reproduzem assexuadamente através de processo de fissão binária.
A mitose é um tipo de divisão celular que gera duas células filhas idênticas a célula mãe e diploides, realizada pelas células somáticas na regeneração e desenvolvimento dos tecido.
Já a meiose é um tipo de divisão celular que gera quatro células filhas distintas e haploides, realizada pelas gônadas na formação de gametas.