• Matéria: Química
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 9 anos atrás

A chuva em locais não poluídos é levemente ácida. Em locais onde os níveis de poluição são altos, os valores do pH da chuva podem ficar abaixo de 5,5, recebendo, então, a denominação de chuva ácida. Este tipo de chuva causa prejuízos nas mais diversas áreas: construção civil, agricultura, monumentos históricos, entre outras. A acidez da chuva está relacionada ao pH da seguinte forma: concentração de íons hidrogênio = 10-pH, sendo que o pH pode assumir valores entre 0 e 14. 

Ao realizar o monitoramento do pH da chuva em Campinas (SP) nos meses de março, abril e maio de 1998, um centro de pesquisas coletou 21 amostras, das quais quatro têm seus valores mostrados na tabela: 


A análise da fórmula e da tabela permite afirmar que: 
I. da 7ª para a 17ª amostra a concentração de íons H+ diminui 1000 vezes. 
II. a 7ª amostra é a mais ácida dentre as expostas. 
III. a 9ª amostra é dez vezes mais ácida que a 13ª. 
IV. as únicas amostras de chuvas denominadas ácidas são a 7ª, a 9ª e a 13ª. 
São corretas apenas as afirmativas 
(A) I e II 
(B) II e IV. 
(C) I, II e IV. 
(D) I, III e IV. 
(E) II, III e IV. 

(O professor mudou os dados)

Anexos:

Respostas

respondido por: lipehor
4
A chuva sempre será ácida pois possui ácido carbônico dissolvido. Porém essa acidez é muito fraca pois o ácido carbônico não ioniza muito bem, vale salintar que ele se decompõe
em água e dióxido de carbono . Já em locais poluídos, onde há grande concentração de indústria anidridos são emanados para atmosfera ( SO2, NOx ), todos este se dissolvem na água e diminuem o PH da água .
Resposta : B

Anônimo: eu errei... a resposta era a A :(
Perguntas similares