• Matéria: Biologia
  • Autor: ViniciusMonteiro244
  • Perguntado 9 anos atrás

Como são realizadas as transfusões de sangue ?

Respostas

respondido por: raqueltavares1
2

O sangue é colhido de um doador humano e conservado no interior de uma bolsa plástica descartável contendo anticoagulante e conservante.

O doador não corre nenhum risco de contaminação, porque todo o material utilizado é descartável. Ele deve ter idade entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em bom estado de saúde, não ser dependente de tóxicos, não estar tomando certos medicamentos e realizar apenas "sexo seguro". Os doadores devem ser previamente examinados e vários exames de laboratórios devem ser feitos para se constatar se ele está em boas condições de saúde e que o sangue não se acha contaminado.

A gravidez, as cirurgias recentes, a hipertensão ou a hipotensão arterial, o uso de drogas ou de determinados medicamentos e a anemia, só desqualificam o doador temporariamente, até que o problema seja superado.

O sangue em bom estado, ou alguns de seus componentes, pode então ser transfundido em uma ou várias pessoas que necessitam. Antes do início de uma transfusão deve ser feito um exame para assegurar a compatibilidade entre o sanguedo doador e o do receptor. O sangue deve, então, ser administrado por meio de uma cânula do calibre apropriado, por via intravenosa. O volume a ser transfundido e o tipo de transfusão a ser feita devem ser determinados pelo médico. O mais comum é que sejam administrados de 450 a 500 mililitros de sangue total, num período de quatro horas. Um anti-histamínico pode ser dado ao receptor antes da transfusão para impedir ou minimizar possíveis reações indesejáveis. O paciente geralmente está internado em um hospital ou recebe a transfusão em um hemocentro, em regime de hospital-dia, sempre a critério médico.

Perguntas similares