o clima de tensão que ronda a Colômbia decorre de longa data. Identifique as raízes dos distúrbios e como evoluiu o pais a partir de então.
Respostas
Um dos guerreiros que lutaram nesse período, formou uma guerrilha de inspiração socialista, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Desde os anos 80, o objetivo das FARC é total controle sobre o território colombiano. Para isso, conseguiram apoio do comunismo internacional, principalmente de Cuba, e do narcotráfico.
No início dos anos 2000 houve envio de tropas oficiais e ajuda americana para dar fim à guerrilha, sem sucesso, entretanto.
Recentemente foi votado um plebiscito que decidiria ou não na negociação de paz, porém a população rejeitou.
Além das FARC, outros grupos paramilitares estão envolvidos em atividades criminosas.
Os atritos entre o governo, as guerrilhas, os paramilitares e o narcotráfico, mergulhou um país muito profunda instabilidade. Os assassinatos recíprocos de candidatos de postos políticos mais importantes levaram o país a uma guerra civil, o surgimento de bandoleiros locais e uma espécie de banditismo social, uma forma espontânea de demonstrar a insatisfação do povo, deixava o cenário mais confuso. Em 1964 surgiu as forças armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), ela tinha uma bandeira política clara para a Colômbia, instaurar uma república marxista. Nos anos de 1970 instalaram-se na Colômbia alguns dos mais importantes quartéis de drogas, transformando o país no maior produtor mundial de cocaína. Deste modo pairou sobre as guerreiras acusação de que, para conseguir fundos para patrocinar sua luta armada, elas passaram a vender Serviço de proteção para que os traficantes pudessem escoar a produção de droga. Patrocinada por fazendeiros locais, surge alternativa armada para se contrapor as guerrilhas de esquerda, os paramilitares das Auto defesas de unidas na Colômbia (AUC), organização de extrema direita. Não são poucas as denúncias de que o próprio exército colombiano contribuiu para o crescimento desse grupo, uma vez que o propósito era o mesmo, atacar as guerrilhas de esquerda. Uma espécie de força paralela para atuação conjunta. As relações entre a AUC e o narcotráfico são fortíssimos. Esse é o imbróglio geopolítico Colombiano, que resultou em um dos países mais violentos do mundo e com taxas altíssimas de homicídios.