• Matéria: História
  • Autor: xuxupipicece2
  • Perguntado 8 anos atrás

Se no Brasil havia tantos índios como se explica o fato de os portugueses montarem comércio regular de escravos entre Africa e o Brasil ? quais as principais sistemas econômicos estabelecidos no Brasil colonial ? enumere e comente atividades econômicas desenvolvidas no Brasil colonial . Qual a primeira estrutura produtiva ? o que era pacto colonial ?

Respostas

respondido por: JuarezJr
8
1. Os índios não conheciam a escravidão e resistiam ferozmente a ela, e ainda contavam com a proteção dos jesuítas, que pretendiam catequizá-los. Por outro lado, na África havia disputas tribais, em que os perdedores eram vendidos como escravos. Ou seja, os negros já tinham essa cultura da escravidão. Assim, era mais fácil para os portugueses escravizá-los.

2. O sistema econômico do Brasil Colonial era caracterizado pelo pacto colonial, no qual o Brasil só podia comercializar com Portugal. Nessa estrutura destacasse o escambo, a monocultura, os escravismo e a mineração.

3. A primeira atividade econômica no Brasil colonial foi a extração do pau-brasil, que era feita através do escambo (troca do trabalho indígena por objetos de pouco valor). Depois teve o ciclo da cana-de-açúcar, que concentrou o poder nas mãos dos senhores de engenho. A seguir, teve o ciclo do ouro que, concentrado na região centro-oeste, enriqueceu a metrópole e ajudou no comércio interno.

4. A primeira estrutura produtiva foi a extração do pau-brasil, no período Pré-Colonial.

5. O pacto colonial era uma norma que a metrópole (no caso, Portugal) impunha a colônia (no caso, o Brasil), limitando a sua economia. Os colonos só podiam vender e comprar produtos da metrópole, e não podiam instalar manufaturas. Assim, a colônia nunca alcançaria a independência econômica e política, enquanto a metrópole aumentava seu poder e riqueza.
Perguntas similares