• Matéria: Saúde
  • Autor: alexifet
  • Perguntado 9 anos atrás

Dona Marilene, mesmo com episódios de confusão, ainda se lembra da morte de seu marido, Josivaldo. Os médicos dizem que foi coração, mas ela acha que foi por tristeza, afinal tudo que ele queria era morrer em casa, mas se viu obrigado a ficar no hospital longe de sua família, e dona Marilene mal pôde acompanhá-lo nas últimas horas. A terminalidade é amparada por conceitos bioéticos e o paradigma de manutenção da vida a qualquer custo. Com base nisso, marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O princípio da autonomia é de extrema importância, pois versa sobre a liberdade da pessoa em gerenciar sua vida. Na prática, significa que qualquer paciente tem o direito de escolher morrer no próprio domicílio, haja vista não existir nenhuma contraindicação.
b. Os novos métodos diagnósticos e terapêuticos, responsáveis pela “morte medicalizada”, devem ser empregados indiscriminadamente, visando à manutenção da vida e o prolongamento da sobrevivência.
c. O princípio da não maleficência prevê que o profissional da saúde tem o dever de não causar mal ou danos para o paciente, sejam intencionais ou não intencionais.
d. O princípio da justiça prevê que todos tenham iguais oportunidades de acesso aos bens e recursos comuns. Assim, as residências devem ser propícias para a morte, única condição necessária a fim de essa ser a forma escolhida para o falecimento.
e. Distanásia é a manutenção da vida de forma a causar sofrimento, ou seja, promover medidas curativas para prolongar a sobrevivência, sem melhora na qualidade de vida ou alívio do sofrimento do paciente.

Respostas

respondido por: GregoryHouse
0
A resposta correta é a letra:

A) O princípio da autonomia é de extrema importância, pois versa sobre a liberdade da pessoa em gerenciar sua vida. Na prática, significa que qualquer paciente tem o direito de escolher morrer no próprio domicílio, haja vista não existir nenhuma contraindicação.
Perguntas similares