Respostas
Ironia socrática se refere a ironia de Sócrates, filosofo muito conhecido, que para convencer as pessoas sobre o que ele dizia ele questionava os ouvintes sobre as próprias convicções e pensamentos, o verdadeiro significado da palavra ironia.
Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.
A ironia (que vem da expressão grega que significa "perguntar, fingindo não saber") possui um caráter negativo, pois nega as pré-concepções, os pré-julgamentos e os pré-conceitos (preconceitos).
A ironia era composta de perguntas feitas ao interlocutor com o objetivo de deixar claro que o conhecimento que ele julgava possuir, não passava de mera opinião ou uma interpretação parcial da realidade. Para Sócrates, o não conhecimento ou a ignorância é preferível ao mau conhecimento (conhecimento baseado em preconceitos). Com isso, as perguntas de Sócrates voltavam-se para que o interlocutor percebesse que não está seguro de suas crenças e reconhecesse a própria ignorância.
O problema é que as perguntas muitas vezes incomodavam seus interlocutores e esses abandonavam a discussão antes de prosseguir e tentar definir o conceito.