• Matéria: Biologia
  • Autor: Jessyr4re8ira
  • Perguntado 8 anos atrás

fuvest-sp num ambiente aquático vivem fitoplancton,molusco filtradore,peixescarnívoros e microorganismos decompositores.considerando um átomo de carbono,desde sua captura como substância inorgânica até sua liberação na mesma forma orgânica,indique.a) a substância inorgânica que é capturada do ambiente,a maior sequência de organismos nessa comunidade pela qual esse átomo passa e a substância inorgânica que é liberada no ambiente.

Respostas

respondido por: leandrooliveira10
115
A substância inorgânica é o CO2, que é capturada pelo fitoplâncton. Este é consumido pelo molusco filtrador. O CO2 que o fitplâncton absorveu se transformou em glicose através da fotossíntese. 

A glicose também é absorvida pelo molusco. Este é devorado (trágico!) pelos peixes carnívoros, que incorporam a glicose dos filtradores. 

Por fim, quando os peixes morrem, eles são decompostos pelos microorganismos, em geral, bactérias e fungos. A glicose chega até eles, e é usada para a respiração, produzindo energia. 

O produto dessa respiração que retorna ao ambiente, juntamente com o carbono incorporado pelo fitoplâncton é o CO2. 

A letra b) já foi respondida, porque o fitoplâncton, como produtor, incorpora o CO2, realiza a fotossíntese, produzindo a partir deste gás um glicídio, em geral a glicose, daí este é usado como reagente na respiração, e os produtos são H20 e CO2, que regressa ao ambiente, mantendo um equilíbio.
respondido por: sheimorganasp
8

Resposta:

a) A substância inorgânica capturada do ambiente é o CO2 (dióxido de carbono); a maior sequência de

organismos será: fitoplâncton ® moluscos filtradores ® peixes carnívoros ® decompositores; e a substância

liberada será o CO2 (dióxido de carbono).

b) Os processos da fotossíntese e da respiração celular são responsáveis, respectivamente, pela captura e

eliminação do CO2 (dióxido de carbono). Os únicos seres capazes de realizar os dois processos são os

componentes do fitoplâncton

Explicação:

Perguntas similares